Chuvas de verão: Elektro reforça cuidados para prevenir acidentes com a energia elétrica neste período

248

Nesse período, é importante atenção a algumas situações que podem gerar riscos, como raios e alagamentos, especialmente, quando interferem na rede elétrica.


As chuvas que acompanham o Verão são uma das características da estação em todo o País. Nesse período, é importante atenção a algumas situações que podem gerar riscos, como raios e alagamentos, especialmente, quando interferem na rede elétrica. A Elektro preparou orientações para reforçar a segurança da população, seja no uso dos eletrodomésticos e eletrônicos quanto na adoção de atitudes conscientes. 

Uma das recomendações é observar se a chuva vem acompanhada de raios, pois, caso seja, merece atenção redobrada. Os raios podem interferir nos eletrodomésticos, causando danos aos equipamentos e potenciais choques ou curto-circuito. Essas situações podem acontecer, principalmente, se a residência não tiver um sistema de aterramento ou possuir um que não esteja de acordo com as normas de segurança. Por regra, toda residência deve ter um sistema desses, pois isso diminui as chances de que o raio vá para a rede interna e danifique os aparelhos eletrônicos. 

“De forma geral, a orientação a ser seguida na presença de raios é desconectar todos os aparelhos da tomada, tomando cuidado ao fazer isso, pois é essencial que a pessoa esteja calçada e seca, sempre puxando pelo plugue e nunca pelo fio”, pontua o gerente de Saúde e Segurança, Harley Albuquerque. Ele aproveita para trazer outro alerta, referente ao uso do celular. “O aparelho não pode ser usado enquanto estiver conectado à tomada sob nenhuma circunstância, muito menos durante uma tempestade, pois os riscos de choque são maiores”, completa. 

Veja outras recomendações de segurança que a Elektro traz: 

– Fique atento caso alguma parede apresente umidade, especialmente se ela possuir circuitos elétricos e/ou tomadas. O seguro é manter distância e não conectar eletroeletrônicos no local, de forma a evitar o risco de choque; 

– Aos primeiros sinais de alagamento, desligue o disjuntor da casa. Em seguida, desconecte todos os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos da tomada, mantendo-os a uma distância segura da água; 

– Durante uma tempestade, evite locais abertos como telhados, piscinas, praias e campos de futebol. Além disso, não procure abrigos sob árvores e postes. O recomendado é ficar dentro de casa até que a chuva passe; 

– Não faça a manutenção ou instalação da antena de TV enquanto estiver chovendo, pois realizar serviços em locais elevados e com objetos metálicos aumenta o risco de exposição aos raios. Se a antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;  

Prevenção 

A Elektro se prepara de forma preventiva e preditiva em relação aos efeitos das chuvas na rede de distribuição de energia. Toda a rede é equipada com religadoresseccionalizadores e chaves fusíveis, que atuam de forma semelhante: protegem o sistema no caso de falhas, como um curto-circuito, e isolam determinado trecho, evitando que toda a região fique sem eletricidade por conta da intercorrência. Isso é útil no caso de queda de árvores, por exemplo, que pode ocasionar em quedas de cabos. Por fim, os postes são equipados com para-raios, instalados de forma estratégia de forma a reforçar a segurança da rede. 

Sobre a Elektro 

Reconhecida por 10 vezes como a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil, a Elektro tem atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul. Em uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados, a concessionária atende 2,7 milhões de clientes (6 milhões de habitantes).