Reunião contou com a presença do secretário municipal de Educação, Marcelo Batista, que explicou que a Prefeitura estará abrindo um processo seletivo para contratar cuidadores para esses alunos da rede pública de ensino.
Na tarde desta quarta-feira (9.mar), os vereadores Chandelly Protetor (Podemos) e Osmair Ferrari (PSDB) promoveram um encontro com os pais de crianças autistas na Câmara Municipal de Votuporanga/SP para ouvir as reivindicações.
Na oportunidade, também participou o secretário municipal de Educação, Marcelo Batista para anunciar que a Prefeitura estará abrindo nos próximos dias um processo seletivo para contratar cuidadores para essas crianças da rede pública de ensino.
Segundo Marcelo, a falta destes profissionais em salas de aulas para acompanhar as crianças autistas, é um problema em quase toda educação do país, mas que o Poder Público local encontrou uma solução.
“Neste ano, esperávamos que houvessem em torno de 700 novos pedidos de vagas em nossas escolas, mas o número mais que dobrou. Crianças com espectro autista foram mais de 200 pedidos e, por isso, a necessidade de investir naqueles profissionais qualificados para acompanhar essas crianças,” destacou o Secretário de Educação.
Chandelly Protetor explicou que tem defendido este tema na Câmara Municipal, ressaltando que é importante o Poder Público se atentar sobre o que diz a Lei Federal, sobre a importância de Políticas Públicas para autistas e defendeu outros projetos que visam beneficiar os pais e autistas em todos os setores públicos e privados da cidade.
“Já estamos trabalhando em outros projetos para garantir o direito dessas crianças e de seus pais, inclusive já estive reunido com o Prefeito Jorge Seba propondo mudanças de verdade. Não se pode ficar só na lei ou no papel, é preciso executar essas políticas,” disse Chandelly.
O vereador também anunciou que brevemente Votuporanga terá o CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial Infantil que será uma referência no Noroeste Paulista. E ele lembrou que também é autor da Lei Municipal que garante o atendimento preferencial aos autistas em repartições públicas/privadas e que cobra do Prefeito a carteirinha para autistas.
Por sua vez, o vereador Osmair Ferrari destacou que “a Câmara está aberta a discutir essa questão e apoia os pais de crianças autistas que necessitam do atendimento da rede pública, seja ela da educação ou saúde. Nos colocamos à disposição dessas famílias”, concluiu.