Especialista traz dicas aos foliões para curtirem as festas com cuidado.
Durante o carnaval, destaca-se como o momento de maior paquera ao longo do ano no Brasil. Além da tradição que associada a essa festividade, a folia é, sem dúvida, marcada por intensos momentos de flerte e beijos, demandando atenção especial à saúde, especialmente à saúde bucal.
Segundo a Doutora Carolaine Naira Bogas, Cirurgiã-dentista, formanda pela Unorte em São José do Rio Preto e Técnica em Prótese Dentária, os foliões devem ficar atentos com as doenças transmitidas por contato, que tendem se espalhar mais nessa época do ano.
“O Vírus da Herpes Labial é um exemplo por ser uma patologia contagiosa, e o beijo acaba sendo a principal forma de transmissão direta. Há também possibilidade de contágio indireto como o compartilhamento de talheres, copos e batom. Então para os beijoqueiros de plantão, sair beijando aquele monte de gente pode não ser uma boa ideia”, comenta Carolaine.
Outro ponto destacado pela especialista, é a com a hidratação, sendo essencial para evitar o mau hálito, onde muitos acabam ingerindo a quantidade de água insuficiente. “Não se esqueça de se manter hidratado, isso vai te ajudar a evitar o mau hálito, pois se você não ingerir água o suficiente sua quantidade de saliva é menor e assim possibilita o crescimento de bactérias na boca, resultando no odor desagradável. Alterne a bebida alcoólica com água para evitar a desidratação”, salienta a doutora.
Para finalizar as orientações, Carolaine salienta sobre a proteção labial, onde os foliões estarão expostos à luz solar por longos períodos, os lábios também precisam ser hidratados constantemente. “Com todos esses cuidados você pode aproveitar o carnaval com mais
tranquilidade”, finaliza.