Carlão Pignatari toma posse na Alesp 

349
Carlão Pignatari toma posse para seu quarto mandato na Alesp - Foto: Agência Alesp

O ex-prefeito de Votuporanga que presidiu o parlamento paulista assume para o seu quarto mandato.


O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), presidiu nesta quarta-feira (15.mar), no Plenário Juscelino Kubistchek, na sede da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), a posse de 94 parlamentares, dando início à 20ª Legislatura. O evento contou com a presença do governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), dentre outras autoridades.

Carlão, que é ex-prefeito de Votuporanga/SP, foi reconduzido ao mandato pela quarta vez, após ser reeleito nas eleições de 2022 com 105.245 votos e ter sua prestação de contas aprovada pela Justiça Eleitoral.

“É com muita honra e gratidão que tomo posse como deputado estadual pela quarta vez. É um momento importante para mim, onde reforço meu compromisso de continuar trabalhando muito pelo interior, em prol do desenvolvimento da nossa região e para ajudar as pessoas que mais precisam. Conto com o apoio de todos vocês nessa nova jornada!”, publicou Pignatari em sua conta nas redes sociais.

Após a concorrida solenidade, o votuporanguense emendou: “Com imenso orgulho, acabei de presidir a cerimônia de posse dos 94 novos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Vamos trabalhar incansavelmente em prol do progresso e bem-estar da nossa população e pelo desenvolvimento do nosso estado!”

Pignatari presidiu a sessão solene de posse dos 94 parlamentares e deu início à 20ª Legislatura – Foto: Reprodução

Passando o bastão

Após a solenidade de posse, o parlamento paulista que nesta nova legislatura reconduziu 55 parlamentares, enquanto outros 32 assumiram o posto pela primeira vez, elegeu o já cotado André do Prado (PL) para o comando da Alesp. O parlamentar foi o candidato apoiado pelo governador Tarcísio de Freitas.

Prado conquistou o apoio do PT e de outros partidos da oposição quando se comprometeu a seguir a proporcionalidade. Pela regra, cargos da mesa diretora são distribuídos em função do tamanho das bancadas de cada legenda. Com o segundo maior número de deputados (18), o partido do presidente Lula se beneficia do princípio.

Após a posse dos 94 deputados estaduais, Tarcísio de Freitas falou em diálogo entre o governo e a Alesp: “Esperem do governo do estado de São Paulo uma postura de diálogo. O governo vai estar sempre preocupado em promover o desenvolvimento, em promover a dignidade das pessoas e sempre pautado pelo diálogo. Entendemos que o governo do estado e a Alesp caminharão juntos, governarão juntos”, pontuou o governador.

Os deputados terão um mandato mais curto, com as próximas posses previstas para acontecer no dia 1º de fevereiro a partir de 2027. A mudança, aprovada pela Alesp em 2019, é uma forma de pôr fim ao atraso na eleição da Casa em relação às assembleias dos outros estados.