Carlão Pignatari quer sair do PSDB 

757
Deputado estadual Carlão Pignatari – Foto: Reprodução

O votuporanguense, ex-presidente da Assembleia de SP, se diz desencantado com a nova direção, comandada por Eduardo Leite. “Se o partido liberar, eu me desfilio”, pontuou.


O votuporanguense Carlão Pignatari, o deputado estadual que se tornou uma das mais influentes lideranças políticas do noroeste paulista, ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (2021-23), não esconde o desejo de sair do PSDB, seu partido há três décadas. “Se o partido liberar, eu me desfilio”, disse ele, que está no quarto mandato seguido.

No entanto, não é tão simples, Carlão precisa da anuência do PSDB para não correr o risco de perder o mandato na Alesp.

O principal motivo do desencantamento com o partido, diz Pignatari, é a nova direção da legenda, comandada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

“Da maneira como está sendo conduzido o processo de reformulação pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, não tem espaço para mim no PSDB”, afirma.

O governador gaúcho comanda a legenda desde fevereiro, à frente de uma direção provisória que tem validade até novembro. O fato de não ter sido feito registro em cartório é apontado por tucanos paulistas, entre eles Pignatari, como um “golpe”.

“O PSDB paulista, que segurou o partido até hoje, principalmente as pessoas ligadas aos ex-governadores João Doria e Rodrigo Garcia, não participou deste processo”, afirma.

Carlão também cita a influência no partido do deputado federal Aécio Neves (MG) como um motivo para seu desejo de se desfiliar. “Não quero fazer política partidária, ao lado do Aécio Neves”.

O deputado diz que preferiria a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, à frente de um processo de renovação partidária. E critica a falta de posição da legenda sobre diversos temas.

“O PSDB não sabe se é oposição ou situação e se apequenou. O partido tem que ter posição e não trocar emendas parlamentares com o governo do PT. O PSDB sempre foi oposição a Lula e precisa se reconectar com a sociedade”, avaliou.

Pignatari diz que não decidiu para qual partido migraria, caso realmente saia do PSDB.

Contudo, nos bastidores, especula-se a possibilidade do votuporanguense integrar as fileiras do PSD, legenda liderada por Gilberto Cassab, atual Secretário Estadual de Governo de São Paulo na gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), ou mesmo o tradicional MDB; porém, vale ressaltar que a mudança não pode acontecer de uma hora para outra, justamente devido a implicação da perda de mandato.