Câmara volta de recesso e Emerson Pereira pede abertura de escolas nas férias 

527
Vereador Emerson Pereira (PSD) na tribuna da Câmara - Foto: Reprodução

Vereador salientou que, embora o período seja de férias escolares, as unidades prestariam amparo às famílias recebendo os alunos e fornecendo atividades recreativas e alimentação.


Os vereadores votuporanguenses retornaram ao Plenário Dr. Octávio Viscardi nesta segunda-feira (15.jul) para retomar os trabalhos após o recesso de meio do ano, porém, com uma diferença do habitual: sem transmissão da sessão ordinária pela tv ou plataformas sociais oficiais da Câmara. Medida ocorre devido ao período eleitoral e seguirá até o dia 7 de outubro, ou seja, após as eleições municipais. 

Conforme antecipado pelo Diário, a sessão não teve projetos para votação na Ordem do Dia, contudo, o espaço foi utilizado pelos vereadores que puderam apresentar demandas e atualizar as atividades realizadas durante o recesso.  

Dentre eles, Emerson Pereira (PSD) utilizou a tribuna para abordar a necessidade de apoio às famílias durante o recesso escolar. Ele destacou que, embora o período de férias seja aguardado pelas crianças para atividades recreativas, ele também representa um desafio significativo para os pais que não têm uma rede de apoio para cuidar dos filhos enquanto trabalham. 

Na tribuna o parlamentar destacou que já havia solicitado em mandatos anteriores que o município estudasse formas de amparar essas famílias. Ele sugeriu que, em dezembro, quando os alunos estarão de férias novamente, a Prefeitura, em parceria com a Secretaria da Educação, considerasse a possibilidade de abrir uma escola na área central para acolher as crianças. Ele citou o CEMEI “Prof. Valter Peresi” como um local ideal devido ao seu amplo espaço e sugeriu a contratação de professores e educadores para dar suporte escolar. 

O vereador destacou que a crescente procura por atendimento em entidades socioassistenciais, como a Comunidade São Francisco de Assis e outras da zona sul, é uma motivação adicional para discutir o assunto: “O Governo do Estado havia iniciado o projeto “almoço nas férias” em escolas durante o recesso de julho, mas lamento que nossa cidade não tenha aderido ao programa”. 

Além disso, Emerson pediu que a Prefeitura, através da Saev Ambiental, promova serviços de limpeza no Horto Florestal “Sergio Ramalho Matta” para que as famílias possam usufruir do espaço durante as férias. 

Emerson elogiou o espaço como um lugar ideal para piqueniques, brincadeiras e passeios, mas destacou a necessidade de manutenção para evitar incidentes com animais peçonhentos.