Em áudio vazado, deputado paulista diz que mulheres ucranianas são “fáceis porque são pobres”; ele retirou a pré-candidatura ao governo de São Paulo após repercussão negativa do caso.
Os vereadores Chandelly Protetor (Podemos), Jezebel Silva (Podemos) e Professor Djalma Nogueira (Podemos) apresentaram, na sessão da Câmara desta segunda-feira (7.mar), Moção de Repúdio contra o deputado estadual Arthur do Val (Podemos) – conhecido como “Mamãe Falei”, por “declarações de ofensas disparadas contra as mulheres ucranianas”.
A Moção foi votada e aprovada pelos vereadores. O texto aponta como justificativas as notícias da última sexta-feira (4), quando a imprensa nacional e a internacional divulgaram áudios vazados em que Arthur do Val, “pejora as mulheres ucranianas”.
Ainda segundo o documento, “o referido Deputado Estadual foi infeliz nas suas declarações, mostrando total desrespeito, não somente com às mulheres ucranianas, mas sim, de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra”.
O caso
O deputado é membro do Movimento Brasil Livre (MBL) e retirou sua pré-candidatura ao governo de São Paulo depois da repercussão do caso. Ele viajou para a Ucrânia com argumento de obter doações para refugiados. Ao desembarcar em São Paulo neste fim de semana, disse que o áudio foi encaminhado a um grupo de amigos e que era uma “conversa privada”. Arthur disse que o que falou foi um “um erro, em um momento de empolgação”.