Com reservas, seleção brasileira perdeu a primeira na Copa do Mundo e agora vai enfrentar a Coreia do Sul nas oitavas, na próxima segunda-feira, às 16h, no Estádio 974.
A seleção brasileira perdeu para Camarões nesta sexta-feira (2.dez) por 1 a 0, com gol de Aboubakar, aos 46 minutos do segundo tempo, mas ainda assim terminou a fase de grupos como líder da chave G na Copa do Mundo. Escalada com reservas diante da classificação antecipada às oitavas de final, a equipe comandada por Tite foi castigada por não definir o jogo apesar de ter muito mais volume durante todo o jogo no Estádio Lusail.
O Brasil avançou com seis pontos, assim como a Suíça, mas permanece como líder do grupo por saldo de gols (dois contra um).
Próximo adversário: Coreia do Sul
A Coreia do Sul será a adversária na abertura do mata-mata para a Seleção. A equipe asiática avançou em segundo lugar no Grupo H e vai duelar com o Brasil por uma vaga nas quartas de final na próxima segunda-feira, às 16h (de Brasília), no Estádio 974.
Primeira derrota para africanos
A derrota desta sexta foi a primeira da seleção brasileira para uma equipe africana em 22 edições de Copa do Mundo. Além disso, para buscar o hexa, a equipe de Tite terá de quebrar uma escrita: nas cinco conquistas, levantou a taça de forma invicta.
Daniel Alves bate recorde
Capitão contra Camarões, Daniel Alves, de 39 anos, tornou-se o jogador mais velho a entrar em campo pela seleção brasileira em partidas de Copa do Mundo. Ele deixou para trás Thiago Silva, capitão do Brasil neste Mundial, que tem 38 anos. Além dele, passa outros ídolos, como o lateral-direito Djalma Santos, que tinha 37 anos e quatro meses na Copa de 1966, e Nilton Santos, que tinha 37 anos e 14 dias na Copa de 1962.
Chaveamento do Brasil na Copa do Mundo:
- Oitavas de final: Coreia do Sul
- Quartas de final: Japão ou Croácia
- Semifinal: Argentina, Holanda, Japão, Croácia, Estados Unidos ou Austrália
- Final: França, Inglaterra, Espanha, Portugal, Senegal, Polônia ou Marrocos
Veja os detalhes dos jogos
Oitavas de final
Brasil x Coreia do Sul
- Data: 5/12
- Horário: 16h (de Brasília)
- Local: Estádio Lusail
Caso vença a Coreia do Sul, a seleção brasileira terá pela frente Japão ou Croácia, que também jogam na próxima segunda-feira. A partida pelas quartas de final está marcada para a sexta-feira da semana que vem (9/12), às 12h, no Estádio da Cidade da Educação.
Quartas de final
Brasil x Japão/Croácia
- Data: 9/12
- Horário: 12h (de Brasília)
- Local: Estádio Cidade da Educação
O Brasil caiu do mesmo lado do chaveamento que Holanda, Estados Unidos, Austrália e Argentina. Qualquer uma dessas quatro seleções pode ser o oponente na eventual semifinal. Esse jogo está marcado para o dia 13 de dezembro, às 16h, no Estádio Lusail.
Semifinal
Brasil x Holanda/Estados Unidos/Austrália/Argentina
- Data: 13/12
- Horário: 12h (de Brasília)
- Local: Estádio Lusail
Se a seleção brasileira passar das oitavas, quartas e semifinal, vai ter a oportunidade de brigar pelo Hexa na decisão da Copa do Mundo de 2022. Esse jogo está marcado para o dia 18 de dezembro, um domingo, às 12h (de Brasília), também no Estádio Lusail.
Final
Brasil x Inglaterra / Senegal / França / Polônia / Marrocos / Espanha / Portugal
- Data: 18/12
- Horário: 12h (de Brasília)
- Local: Estádio Lusail