Brasil é única seleção a usar todos os convocados na Copa 2022; veja países que mais utilizaram o elenco 

508
Alisson é substituído por Weverton na vitória do Brasil sobre a Coreia do Sul — Foto: Paul Childs/Reuters

Tite utilizou todos os 26 convocados da seleção brasileira no Mundial do Catar.


Na goleada do Brasil sobre a Coreia do Sul, por 4 a 1, nesta segunda-feira (5.dez), pelas oitavas da Copa do Mundo de 2022, o técnico Tite promoveu a entrada do terceiro goleiro Weverton pela primeira vez neste Mundial, sendo o único treinador a utilizar todos os 26 convocados para a competição. Com isso, a seleção brasileira é a líder do ranking dos países que mais colocaram em campo os jogadores que estão no Catar.

O Brasil só conseguiu o feito de rodar todo o elenco porque garantiu a classificação às oitavas com uma rodada de antecedência e, assim, o técnico Tite pôde escalar uma equipe inteira de reservas na derrota para o Camarões, por 1 a 0, na última partida da primeira fase. Os jogadores Everton Ribeiro e Pedro, do Flamengo, também participaram do jogo.

Dessa forma, só restava Weverton entrar em campo em uma partida da Copa do Mundo de 2022. Com a entrada do goleiro no lugar de Alisson contra os sul-coreanos, a seleção brasileira utilizou todos os 26 atletas pelo menos uma vez neste Mundial.

Na segunda posição estão França e Portugal, com 24 jogadores utilizados na atual edição da Copa do Mundo. Assim como o Brasil, a dupla conseguiu a classificação para as oitavas com uma rodada de antecedência e poupou jogadores na jornada derradeira da fase de grupos.

Arábia Saudita e Suíça fecham o top 5. Dos 32 países participantes do Mundial do Catar (19), Croácia (18), Equador (18) e País de Gales (18) foram as seleções que colocaram menos jogadores diferentes em campo.