Barco Hospital no município de Terra Santa, no Pará

573

O Barco Hospital Papa Francisco, da Associação e Fraternidade Lar são Francisco de Assis na Providência de Deus, em Jaci, encerrou nesta semana sua terceira expedição oficial. Dessa vez, a embarcação atendeu comunidades ribeirinhas da região amazônica do município de Terra Santa, no Pará.

Foram realizados 1.418 atendimentos – a maioria em clínica geral, mas também em dermatologia, neurologia, odontologia, oftalmologia e pediatria. Foram 819 testes laboratoriais; 390 testes oftalmológicos; 227 ultrassonografias; 102 raios-x; 82 mamografias e 80 procedimentos cirúrgicos, alguns com internação. Oitocentas e sessenta e nove pessoas levaram medicamentos para dar continuidade ao tratamento.

O Barco Hospital foi inaugurado em agosto, mas os atendimentos iniciaram antes, em caráter de teste – chegam a quase 10 mil agora, segundo a Associação. Os médicos que atendem são voluntários, e a próxima missão está programada para ocorrer de 6 a 15 de novembro. Com base em Óbidos (Pará), o barco percorre cerca de mil quilômetros e atende a 700 mil pessoas de comunidades ribeirinhas. Conta com o apoio de ambulanchas, para transferência de pacientes aos hospitais, se necessário.