Balanço Legislativo: mais votado em 2020, Chandelly dedica mandato às causas sociais 

487
Vereador Chandelly Protetor durante seu pronunciamento na Câmara Municipal – Foto: Reprodução

Vereador é ativista na causa animal e tem apresentado também várias propostas para saúde, educação e ao respeito e inclusão da comunidade autista.


O vereador Leonardo da Silva Brigagão – Chandelly Protetor (Podemos), tem se destacado como um dos mais atuantes e representativos que compõem a 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Votuporanga/SP, que chega em 2024 ao último ano de trabalho.

Aproveitando o período de recesso parlamentar das sessões, Chandelly  observa como muito positivo o trabalho que tem realizado até aqui, que segundo ele vai muito além da luta diária pela causa animal e busca diariamente melhorias para projetos e ações sociais, saúde, educação, além de melhores condições e inclusão maior da comunidade autista, principalmente das crianças.

Entre suas maiores reivindicações, Chandelly celebra a conquista do Centro de Atenção Psicossocial Infantil, o CAPSi, reivindicação dele que a Prefeitura tornou realidade e na causa animal segue a luta para a criação de um “Banco de Rações” como forma de arrecadar doações para auxiliar o trabalho dos protetores atendimentos aos animais resgatados após casos de abandono e de maus-tratos. 

Reeleito vereador em 2020 com 2.521 votos, Chandelly traz no currículo o peso e a responsabilidade de seguir com o trabalho aprovado por seus eleitores na urna. No dia a dia da Câmara, desempenha papel importante para a tramitação de projetos na Casa de Leis. Ele foi vice-presidente da Mesa Diretora entre 2020 e 2021 e hoje ocupa a cadeira de 1º Secretário na atual formação da Mesa Diretora. Também teve participação ativa em comissões permanentes do Poder Legislativo. 

Atuação parlamentar 

Todo o volume de trabalho do vereador é observado nos números registrados pela assessoria parlamentar da Câmara Municipal. Desde janeiro de 2017 quando iniciou o primeiro mandato como vereador até aqui, Chandelly foi autor de 4.210 proposituras. Desse total, foram 2.111 apenas na atual Legislatura. 

Também entre os anos de 2021 e 2024, o vereador apresentou como autor 42 projetos de lei, 10 projetos de lei complementar, três projetos de decreto legislativo, sete projetos de resolução, dois projetos de emenda à Lei Orgânica, 284 indicações, bem como 1.388 ofícios com pedidos de informações e busca por melhorias para as mais variadas demandas da população. 

Chandelly é autor de 47 leis ordinárias que hoje estão em vigor no município. Entre essas leis estão a que estabelece a obrigatoriedade de atendimento preferencial nos estabelecimentos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a que trata sobre atendimento preferencial às pessoas portadoras de doenças graves, também a lei que dispõe sobre a obrigação dos estabelecimentos comerciais e bancários com área construída acima de 500 metros quadrados a disponibilizarem cadeiras de rodas aos consumidores portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida, a lei que institui o selo “Autista a Bordo” tendo por objetivo identificar os automóveis que transportam pessoa com Transtorno do Espectro Autista e conscientizar a população na forma de agir em determinadas situações de risco que possam envolver os respectivos veículos, e autor da lei que dispõe sobre a proibição de utilização, queima e soltura de fogos de artifício, foguetes e outros artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no município. 

Também é de Chandelly a iniciativa para a inclusão de Votuporanga no “Dezembro Verde, Mês de Conscientização e Combate ao Abandono de Animais”, a “Semana de Conscientização do Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem TDL”, da instituição do Dia Municipal do Orgulho Autista, do Dia Municipal da campanha “Quebrando o silêncio”, em prevenção ao abuso e violência doméstica, da instituição do “Dia Municipal do Protetor de Animais”, entre outros.