Com elenco cheio, Santos vê lista A do Paulistão virar problema e precisa definir cortes 

697
Fábio Carille corre contra o tempo para acertar o Santos para a estreia no Paulistão — Foto: Raul Baretta/Santos

Peixe se prepara para deixar nomes fora de relação inicial do estadual, que permite apenas 26 inscrições; clube tem 29 nomes aptos para o grupo.


As 16 equipes participantes do Campeonato Paulista 2024 têm até a próxima sexta-feira para inscrever os atletas que disputarão o estadual. No Santos, a Lista A, reservada a jogadores não formados no clube ou formados e nascidos antes de 2003, será um problema. Isto porque a Federação Paulista permite até 26 nomes no grupo, e o Peixe tem 29 jogadores que se encaixam no perfil.

Ao longo dos quatro próximos dias, o técnico Fábio Carille analisará o elenco e enviará os nomes ao coordenador Alexandre Gallo. A tendência é de que, mesmo com 26 vagas, o Peixe não preencha todos os espaços disponíveis logo de cara.

Afinal, o clube ainda busca um goleiro no mercado, possui atletas entregues ao departamento médico e tem até o dia 16 de fevereiro (véspera da 9ª rodada) para ocupar todas as 26 inscrições. 

Entenda o regulamento

Já há alguns anos, o futebol paulista instaurou dois modelos de inscrição em seu regulamento. A principal delas é a Lista A, destinada aos jogadores que não são formados nas categorias de base do clube e aos que são cria da equipe, porém nascidos antes de 2003. São os casos, por exemplo, do goleiro João Paulo, do zagueiro Zabala e do volante Sandry.

Já a Lista B tem vagas ilimitadas e é destinada aos garotos nascidos depois de 2003, porém maiores de 16 anos, com pelo menos um ano de registro na base – mesmo que tenham sido emprestados a outro clube durante o período.

O problema do Santos 

Focado na Série B do Brasileirão deste ano, o Peixe foi às compras no mercado e trouxe 13 reforços nesta janela. Todos eles, sem exceção, possuem o perfil da Lista A.

Com um elenco recheado e repleto de nomes experientes, o Santos tem 29 atletas aptos à lista principal. Alguns deles, como Sandry, Zabala, Alison e Alex Nascimento estão entregues ao departamento médico e, pelo menos nesta semana, certamente não serão inscritos no Paulistão.

Há outros perfis dentro do grupo que precisam conquistar a confiança da comissão técnica. É o caso, por exemplo, do atacante Andrey, que jogou emprestado ao Ituano e ao XV de Piracicaba, está de volta ao Peixe e integrado ao elenco.

O elenco do Peixe com perfil da Lista A:

  • Goleiro: João Paulo e Diógenes;
  • Laterais: Aderlan, Hayner, Felipe Jonatan e Jorge;
  • Zagueiros: Luiz Felipe, Gil, Messias, Joaquim, Zabala, João Basso e Alex Nascimento;
  • Volantes: Tomás Rincón, Alison, Diego Pituca, Vinícius Zanocelo, João Schmidt e Sandry;
  • Meias: Giuliano, Nonato e Cazares;
  • Atacantes: Marcelinho, Pedrinho, Andrey, Otero, Guilherme, Julio Furch e Willian Bigode.

*Com informações do ge