Autoridades se reúnem na Câmara para discutir ações contra maus-tratos e animais soltos nas ruas 

550
Autoridades se reúnem na Câmara para discutir ações contra maus-tratos e animais soltos nas ruas – Foto: Reprodução

Entre os temas abordados, à necessidade de intensificar as ações nos fins de semana e feriados, períodos em que costumam ocorrer um aumento das ocorrências envolvendo animais abandonados ou maltratados.


Uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (27.set), na Câmara Municipal de Votuporanga/SP, o vereador Chandelly Protetor (Podemos) reuniu representantes de diversos órgãos para discutir ações de combate aos maus-tratos, abandono e animais soltos em vias públicas do município.

O encontro reuniu representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, a Secretaria Municipal de Trânsito, a Secretaria Municipal da Cidade, a Secretaria de Vigilância Sanitária – Zoonoses e do CPVA (Centro de Proteção da Vida Animal). O objetivo foi elaborar estratégias conjuntas para resolver essa problemática que afeta Votuporanga.

Durante as discussões foi ressaltado a importância do cumprimento das leis municipal, estadual e federal que garantem a proteção aos animais e penalizam os responsáveis por maus-tratos. Chandelly defendeu que, em casos de animais amarrados, acorrentados, soltos nas ruas ou qualquer situação de crueldade, o tutor seja autuado e denunciado ao Ministério Público.

Outro ponto abordado na reunião foi a necessidade de intensificar as ações nos fins de semana e feriados, períodos em que costumam ocorrer um aumento significativo de ocorrências envolvendo animais abandonados ou maltratados. Para isso, o vereador solicitou o apoio dos órgãos presentes, visando uma atuação mais efetiva.

Após as discussões, foram traçadas as primeiras medidas a serem tomadas para combater esses problemas: será intensificada a fiscalização nas ruas, com o objetivo de coibir casos de maus-tratos e garantir a segurança e o bem-estar dos animais; além disso, serão realizadas campanhas de conscientização e educação sobre a guarda responsável e a importância do respeito aos animais.

“Com essa reunião, Votuporanga dá um importante passo no combate aos maus-tratos, abandono e animais soltos em vias públicas, mostrando o compromisso das autoridades locais com a proteção dos animais e a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Agora, meu objetivo é me reunir com a Polícia Militar e Ministério Público”, detalhou Chandelly.

Em Votuporanga, a pessoa que abandona ou maltrata um animal, pode receber uma multa administrativa que pode ultrapassar os R$ 5 mil, além de responder na Justiça, podendo até preso em flagrante, como ocorreu há alguns dias com uma mulher que não prestou socorro ao seu animal.