Fenômeno conhecido como ‘halo solar’ foi registrado nesta quarta-feira (4); segundo meteorologista, ele ocorre quando a luz do sol é refletida por cristais de gelo presentes em nuvens altas.
Um “arco-íris” ao redor do sol surpreendeu os moradores do noroeste paulista nesta quarta-feira (4). O fenômeno registrado em Votuporanga, Monte Aprazível, Urânia e Fernandópolis é conhecido como “halo solar” e ocorre a partir de condições meteorológicas.
O meteorologista Thiago Guerreiro Ferreira explicou que o “halo solar” é formado através da dispersão da luz solar pelos cristais de gelo que estão presentes nas nuvens altas.
Ainda de acordo com o meteorologista, apesar da presença de nuvens e cristais de gelo, não necessariamente a presença do fenômeno indica a possibilidade de chuva.
Para Hélio Tanazio, de Fernandópolis, olhar para o céu nesta quarta-feira foi uma surpresa. À reportagem, ele contou que nunca viu algo parecido e, em primeiro momento, se assustou.
Outro morador da cidade, Adilmar Chagas, revelou que fazia tempo que não presenciava o fenômeno, porém já o conhecia. “Poder ver coisas que sequer esperamos ver não tem preço que pague. Muitos eventos incríveis acontecem sem que esperamos. O céu tem suas belezas.”
*Com informações do g1