Três presos tentaram voltar às celas com drogas escondidas nos tênis.
A última saída temporária resultou na fuga de 50 detentos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Javert de Andrade, em São José do Rio Preto/SP. Todos os 1.637 reeducandos tinham de retornar às celas até às 16h de segunda-feira (21.mar). Três presos foram autuados por tentar entrar na unidade prisional com porções de crack, maconha e cocaína escondidas nos tênis.
Inicialmente, a Vara de Execuções Criminais (VEC) de Rio Preto concedeu o direito da saída temporária para 1,7 mil detentos, mas foram 1.637 que cruzaram os portões do CPP, porque 63 preferiram ficar nas celas durante os dias autorizados de liberdade.
Durante apresentação no CPP, três detentos, de 22, 25 e 33 anos, foram autuados em flagrante por porte ilegal de drogas, quando tentaram passar pela revista, com porções de crack, cocaína e maconha, escondidos debaixo das palmilhas dos tênis.
Em um dos casos, as porções de maconha estavam enroladas como cigarros artesanais, deixadas dentro de dois maços de cigarros.
Parte dos entorpecentes, foram descobertos pelos agentes penitenciários após passar os pertences dos presos, pelo aparelho de raio-X do CPP. Logo em seguida, eles foram examinar os calçados, onde encontraram as drogas.
Os casos foram registrados em boletins de ocorrência na Central de Flagrantes de Rio Preto. Os documentos serão enviados em relatório da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) até a Vara de Execuções Criminais. Como imediata punição, os detentos irão perder o direito de integrar as listas de beneficiados das três próximas saídas temporárias previstas para 2022.
Amostras das drogas apreendidas serão encaminhadas ao Instituto de Criminalística para análise de composição. Os detentos também podem ser punidos com a regressão do regime semiaberto para regime fechado e ficar mais tempo atrás das grades para cumprir pena extra por posse ilegal de drogas.
Mais três presos na região fugiram na última saidinha temporária. Dois no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Icém/SP e mais um no CDP de Riolândia/SP.
Todas as 37 detentas do Centro de Ressocialização Feminino de Rio Preto (CRF) e mais dois detentos do CDP de Paulo de Faria/SP, retornaram dentro do prazo estabelecido pela Justiça.
O juiz do Departamento de Execuções Criminais da 8ª Região Administrativa do Estado (Deecrim), Evandro Pelarin, vai receber nas próximas semanas, um relatório de retorno de todos os detentos beneficiados por saída temporária.
A relação com os nomes de todos os detentos que não retornaram na saída temporária será enviada nos próximos dias para a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, para que sejam incluídos na relação das pessoas procuradas pela Justiça.
*Informações/Marco Antonio dos Santos/DiáriodaRegião