Após alta hospitalar, Lula passa a semana em São Paulo 

241
Lula deixa o Hospital Sírio Libanês após alta hospitalar neste domingo - Foto: Fabio Vieira/Estadão

A equipe médica optou pela permanência do presidente em São Paulo para um “acompanhamento mais de perto”.


Após receber alta hospitalar no último domingo (15.dez), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará a semana em São Paulo. Lula estava internado desde a madrugada da última terça-feira (10), quando precisou passar por uma cirurgia de emergência para conter uma hemorragia intracraniana.  

“Confesso para vocês que fiquei um pouco assustado pelo volume de crescimento da quantidade de líquido na minha cabeça”, disse Lula. 

O médico pessoal do presidente e apresentador do programa CNN Sinais Vitais, Dr. Roberto Kalil Filho, explicou que Lula deve ficar na capital paulista até a próxima quinta-feira (19). A equipe médica optou pela permanência do presidente em São Paulo para um “acompanhamento mais de perto”.  

À CNN, Dr. Kalil disse que Lula será monitorado e deve passar por avaliações médicas até a data. “Ele teve alta hospitalar, então é claro que vai passar por algumas avaliações médicas, mas de rotina”, afirmou Kalil.  

O médico disse ainda que nenhum médico ficará na residência junto com Lula, mas há uma equipe, liderada pela doutora Ana Helena Germoglio nas proximidades. Na quinta será realizada uma tomografia para reavaliação do quadro de Lula quadro e, se o resultado correr conforme o previsto pelos médicos, o presidente poderá retornar para Brasília. Kalil explica que esse primeiro mês pós-operatório requer mais “cuidado” e que o presidente deve ficar atento a sintomas como: dores de cabeça e sonolência. “Isso [a hemorragia] foi uma situação mais delicada, eu acho que a cautela se faz necessária.”, completou. 

Retorno de Lula ao trabalho  

Segundo a equipe médica que atende o presidente, ele pode voltar para suas atividades normalmente. Durante entrevista coletiva no domingo, Lula anunciou que deve fazer uma reunião ministerial ainda em 2024. Kalil disse que o chefe do Executivo está autorizado a fazer atividades compatíveis ao seu cargo, como reuniões e despachos internos. Entretanto, ele não pode realizar exercícios físicos nem realizar viagens internacionais. Voos de curta duração estão autorizados. 

*Com informações da CNN Brasil

↘️Receba o Diário de Votuporanga em seu celular! Acesse: https://chat.whatsapp.com/FZJTkM0ZZDN5Cv12wPQxr3