António Oliveira mira reforços internos para rechear elenco do Corinthians na temporada 

646
Gabriel Moscardo em tratamento em Doha, no Catar — Foto: Reprodução

Gabriel Moscardo, Paulinho e Matheus Bidu estão nos planos da comissão técnica para o início da Série A e da Sul-Americana.


Onze novos jogadores desembarcaram para a temporada 2024 do Corinthians. Porém, o clube avalia ter possibilidades dentro do próprio CT para melhorar o time na segunda parte do ano. A comissão técnica de António Oliveira enxerga alguns reforços internos como essenciais para fortalecer o elenco para as disputas de Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana.

A partir dessa semana, o Timão inicia um novo trabalho de “pré-temporada”, algo raro em meio ao calendário nacional. Eliminado do Paulistão, o time retorna aos gramados só em abril e terá tempo para António Oliveira encorpar o elenco com cinco nomes. 

Conversas e gestos no dia a dia condicionam os retornos de Matheus Bidu, Paulinho e Gabriel Moscardo ao dia a dia do elenco. 

Os lesionados Igor Coronado e Diego Palacios, que só entraram em campo uma vez na temporada, são outros nomes que reforçam o time para o reinício dos jogos. 

Deste grupo, Matheus Bidu foi o primeiro a ser reincorporado ao elenco. O lateral-esquerdo, que negociou a saída no início do ano, acabou relacionado para a partida da semana passada contra o São Bernardo. 

Após ser testado até como atacante por Mano Menezes e negociar a saída com outros clubes, Bidu agradou a António Oliveira durante os treinamentos e voltou para o dia a dia do time no CT Joaquim Grava. 

Diante da lesão de Diego Palacios, o lateral-esquerdo ganhou espaço nas últimas semanas e será usado pelo menos na retomada dos jogos. 

Palacios, aliás, passou a treinar em campo na semana passada e estará à disposição do Timão para a retomada da temporada, assim como Igor Coronado, que terá três semanas para chegar ainda mais próximo do ideal na questão física. 

Entre os meio-campistas, Gabriel Moscardo e Paulinho são alternativas internas com o mercado fechado. O primeiro está vendido ao Paris Saint-Germain e vai ficar no Corinthians até junho. Até lá, a ideia de António é utilizá-lo. 

Além da declaração pública na última quinta-feira, indicando o desejo de usar Moscardo por alguns meses, António Oliveira tem acompanhado de perto a recuperação do volante de 18 anos, que já trabalha com a ideia de atuar pelo Timão antes de viajar definitivamente para a França. 

Moscardo operou no fim de janeiro e tem um período de recuperação planejado para três meses. Na semana passada, ele esteve no Catar para ser acompanhado por profissionais ligados ao PSG. O clube francês só poderá contar com o atleta para a próxima temporada. 

Assim, a decisão de usar Moscardo entre fim de abril, maio e junho fica sob responsabilidade de António Oliveira, que se mostra simpático à ideia de contar com o meio-campista por pelo menos algumas rodadas de Brasileirão. 

Já Paulinho tem agradado no dia a dia e pode, inclusive, renovar o contrato até o fim da temporada. O atual compromisso do camisa 18 é válido até o meio do ano. 

A comissão técnica conta com o experiente meio-campista e deve tê-lo à disposição nos primeiros jogos de abril. Há uma ideia de que Paulinho pode ajudar bastante o elenco a partir do aumento da competitividade com o início do Brasileiro. 

Paulinho treina normalmente há algumas semanas e vê o Corinthians tratar a recuperação da cirurgia ainda com cautela. Em abril vão se fazer nove meses da operação, período traçado pelo clube para ter o volante à disposição. 

Sem jogar, mas próximo do retorno, Paulinho começou a reviver a rotina com o elenco do Timão. Contra o São Bernardo, mesmo não relacionado, o jogador viajou com o elenco para o ABC e viu de perto a vitória por 2 a 0, que assegurou vaga na terceira fase da Copa do Brasil. 

*Com informações do ge