Ação visa a melhoria na assimilação de conhecimento por parte dos discentes; objetivo principal é confeccionar plantas baixas e memoriais descritivos.
Os alunos do 1º período do curso de Engenharia Agronômica da Unifev participaram, neste mês de maio, de um trabalho de campo em áreas pré-definidas de Votuporanga para a coleta de dados topográficos e vegetais. O grupo foi acompanhado pela docente Profa. Dra. Janaína Andréa Cucato.
De acordo com Janaína, o principal objetivo da atividade foi a elaboração de plantas baixas e memoriais descritivos por meio do estudo topográfico e da vegetação em diversas áreas do município. A atividade também visou proporcionar aos alunos a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, por meio de visitas técnicas e estratégicas que permitiram o desenvolvimento de habilidades essenciais. “Essa atividade exige precisão e atenção aos detalhes resultando na elaboração do projeto e planejamento de áreas ambientalmente fragilizadas, tanto no ambiente urbano, quanto rural, os quais são o campo de aplicação e abordagem do engenheiro agrônomo”, explicou a docente.
O trabalho foi desenvolvido por meio da visita aos locais definidos, da observação, do levantamento de dados das áreas e do registro fotográfico.
Cada grupo de universitários foi responsável por uma área a ser estudada:
- Área limítrofe entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Votuporanga e Estádio Plinio Marin;
- Represa de captação de água do Córrego Marinheirinho e área do Horto Florestal “Sérgio Ramalho Matta”;
- Parque Linear do Trabalhador;
- Loteamento Jardim dos Ypês;
- Praça do Loteamento Jardim dos Ypês;
- Vila Carvalho e Estrada Boiadeira (área rural e histórica);
- Reserva Pedro Quincas – São José dos Dourados (área rural).