Alunos de Agronomia da Unifev realizam visita técnica ao sítio Valfran

53
Alunos de Agronomia da Unifev realizam visita técnica ao sítio Valfran - Foto: Reprodução

Na propriedade rural em Álvares Florence os universitários tiveram a chance de aprofundar seus conhecimentos práticos. Eles aprenderam sobre o sistema agroflorestal, com foco nos cultivos de banana, cacau e seringueira.


Estudantes do curso de Engenharia Agronômica (Agronomia) da Unifev realizaram uma visita técnica ao sítio Valfran, no município de Álvares Florence, no último sábado (18/10) e foram recepcionados pelo gerente agrícola Hugo Prete. O objetivo da atividade foi acompanhar, na prática, os processos de cultivo de diferentes culturas, como banana, cacau e seringueira e também os métodos de criação de gado.

Acompanhados pelo Prof. Me. Fernando Galoro Delavale, os alunos puderam conhecer as técnicas de plantio, manejo e colheita empregadas no sistema agroflorestal (SAF). “O principal objetivo foi estabelecer uma conexão direta entre os conceitos teóricos apresentados em sala de aula e a prática no campo. Com isso, puderam vivenciar uma imersão nesse sistema de cultivo diferenciado e inovador na agricultura brasileira, que está em franca expansão no Noroeste do Estado de São Paulo. A visita permitiu a avaliação das vantagens e dos desafios do SAF, bem como a compreensão dos resultados positivos que ele promove ao solo e ao meio ambiente”, destacou.

A coordenadora do curso, Profa. Ma. Mariane Barbará, que também acompanhou a visita, reforçou que o encontro fortalece o elo entre a universidade e o setor produtivo. Ela ressaltou que isso é fundamental para incentivar a formação de profissionais capacitados a enfrentar os desafios do agronegócio moderno. “O sistema agroflorestal combina cultivos agrícolas e espécies florestais na mesma área, permitindo melhores produtividades e melhor exploração da área. Essa integração otimiza o uso da terra e promove uma produção diversificada e sustentável ao longo do ano, gerando renda ao produtor e benefícios ambientais. Nossos alunos puderam acompanhar a demonstração de tecnologias, ferramentas e equipamentos agrícolas utilizados nesse sistema. Foi uma experiência muito valiosa”, concluiu.