Alimentos importantes para a saúde da mulher

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No Dia Internacional da Mulher, a nutricionista Cris Perroni faz uma lista de onde encontrar nutrientes fundamentais para a prevenção de incômodos e doenças como osteopenia, osteoporose, sintomas da menopausa, anemia, constipação e infecção urinária.


No Dia Internacional da Mulher, conheça nutrientes importantes para manutenção da saúde e prevenção de algumas doenças prevalentes entre as mulheres, como osteopenia, osteoporose, sintomas da menopausa, anemia, constipação e infecção urinária, e veja em que alimentos encontrar esses nutrientes. De quebra, falamos de alimentos que colaboram com a saúde e a beleza da pele. Lembrando sempre que quanto maior a variedade alimentar, maior a chance em atender as recomendações nutricionais e menor risco de carências: prato colorido garante maior diversidade de nutrientes. É importante ainda ter atenção às associações negativas e positivas dos alimentos. Veja lista: 

Osteopenia e osteoporose: 

Alimentos ricos em cálcio, como: 

  • Leite 
  • Iogurte 
  • Queijos 
  • Sardinha 
  • Vegetais verde-escuros (ex: espinafre, couve) 
  • Amêndoa e castanha do Pará 

Constipação 

Alimentos abundantes em fibras atuam na regularização intestinal. Por exemplo: 

  • Cereais integrais 
  • Aveia 
  • Linhaça 
  • Chia 
  • Sementes 
  • Algumas frutas, como mamão, ameixa, tangerina, laranja, damasco 

Menopausa: 

soja contém isoflavonas, que minimizam os sintomas da menopausa. 

Doenças do trato urinário: 

cranberry tem ação antioxidante e de proteção das doenças do trato urinário. Pode ser encontrado também na forma de suco e suplementos alimentares. 

Anemia: 

Alimentos ricos em ferro atuam na prevenção e no tratamento da anemia. 

  • Folhosos verde-escuros 
  • Carne de boi 
  • Fígado 
  • Carne de porco 
  • Frango 
  • Peixe 
  • Gema de ovo 
  • Leguminosas (feijão) 
  • Aveia 
  • Melado 

Nesse caso, associe alimentos fontes de vitamina C na mesma refeição, pois eles irão potencializar a absorção do ferro de folhosos e leguminosas. E evite o consumo de produtos lácteos na mesma refeição, pois eles são fonte de cálcio, que compete com o ferro para ser absorvido. 

Pele saudável e visão: 

Consumir alimentos ricos em betacaroteno potencializa o bronzeado e tem alto poder antioxidante. Exemplos: 

  • Cenoura 
  • Damasco 
  • Mamão 
  • Abóbora 

*Com informação do globoesporte