Alckmin será ministro da Indústria e Comércio do governo Lula 

440
Geraldo Alckmin e Lula durante a cerimônia de diplomação realizada no Tribunal Superior Eleitoral - Foto: Evaristo Sa/AFP

Lula havia feito convites a empresários para a administração da pasta, mas todos declinaram o pedido; entre os nomes cotados, estava o de Josué Alencar, presidente da Fiesp.


O vice-presidente eleito Geral Alckmin (PSB) será o ministro da Indústria e Comércio do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Lula fez convites a empresários para a administração da pasta, mas todos os nomes cotados declinaram o pedido. Entre os nomes mais cotados, estava o do atual presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, terceira geração à frente do Grupo Coteminas, fundada por seu pai e ex-ministro da Defesa José Alencar.

Anteriormente, havia uma demanda do mercado pra que o Alckmin assumisse a Ministério da Fazenda, cujo cargo será ocupado por Fernando Haddad (PT).

A jogada de Lula é considerada arriscada, uma vez que o vice-presidente pode ser afastado do ministério, mas não pode ser demitido do governo.

Até o momento, foram anunciados Fernando Haddad, na Fazenda; Rui Costa, na Casa Civil; Flávio Dino, na Justiça e Segurança Pública; José Múcio, na Defesa; Mauro Vieira, na Relações Exteriores; Margareth Menezes, na Cultura.