Verdão precisa de uma vitória para assegurar o título brasileiro contra o Fortaleza, nesta quarta.
Em 2 de novembro de 2020, Abel Ferreira entrava pela primeira vez no Allianz Parque, para assistir das tribunas à vitória do Palmeiras por 3 a 0 sobre o Atlético-MG. Exatos dois anos depois, ele volta à arena com a chance de conquistar o sexto título neste período.
O Verdão enfrentará o Fortaleza, às 21h30, nesta quarta-feira (2.nov). O duelo é válido pela 35ª rodada do Brasileirão, e o time alviverde garante o título nacional se vencer. É possível, até, que a equipe entre em campo já como campeã.
Há dois anos, Abel viu o time comandado por Andrey Cebola, ainda hoje auxiliar do Verdão, vencer com folga o Galo de Jorge Sampaoli. Após o jogo, o português teve o primeiro contato com o elenco. Desde então, o Palmeiras sob o comando de sua comissão técnica teve:
- 176 jogos
- 102 vitórias
- 41 empates
- 33 derrotas
- 302 gols marcados
- 141 gols sofridos
- 5 títulos (2 Libertadores, Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Paulistão)
“Desde o Cebola, ele pegou o trabalho e deu continuidade, foi evoluindo, agregando e melhorando coisas. Ele conseguiu passar uma ideia que a nossa equipe conseguiu assimilar e desde o início tentou fazer o que ele pede, a maneira de jogar, formação tática… Isso fez muita diferença nesses dois anos”, avaliou Zé Rafael.
“A gente comprou a ideia do treinador e tem confiança no trabalho dele. Ele tem feito um trabalho com muita consistência, a gente tem feito o melhor que pode com o melhor que ele traz para nós. Por isso a gente tem conquistado esses títulos com o Abel”, acrescentou.
Caso confirme o título do Brasileirão, Abel Ferreira vai completar a lista de principais conquistas no continente. E neste cenário, as únicas competições que disputou e ainda não venceu seriam a Supercopa do Brasil (que disputará em 2023, se vencer o Nacional), e o Mundial de Clubes, em que foi vice-campeão neste ano.
Unanimidade no clube, Abel tem contrato até o fim de 2024 e trouxe neste semestre sua família para morar com ele no Brasil.
Ainda que seu nome seja comentado especialmente por torcedores e jornalistas como um potencial alvo da seleção brasileira, o português repete que seu plano é cumprir o vínculo e depois tirar um período sabático.