9 de julho, dia da Revolução Constitucionalista

1562

Hoje é feriado no Estado de São Paulo, dia em que se comemora a Revolução Constitucionalista. A data é uma homenagem ao movimento contra a ditadura de Getúlio Vargas, realizado em 1932 pelos paulistas.

Vargas tomou o poder com a Revolução de 1930, apoiado pelos paulistas e outros estados. No entanto, o tempo passava e o novo dirigente não convocava eleições para a nova Assembleia Constituinte. Sentindo-se traídos, representantes do Exército, estacionados em São Paulo e políticos paulistas resolveram se rebelar.

O grande estopim que inflamou o sentimento de revolta da população de São Paulo foi o assassinato de quatro estudantes paulistas por policiais, em um conflito no dia 23 de maio, data que também entrou para a história do estado.

As iniciais dos nomes dos jovens – M.M.D.C. – Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo – tornaram-se o símbolo da revolução e batizou o movimento.

O combate chegou ao fim em 2 de outubro de 1932, com a rendição dos paulistas.

Em Votuporanga, hoje, a partir das 9 horas da manhã, aconteceu uma comemoração cívico-militar na praça em frente à Concha Acústica.