4 dicas de como armazenar e consumir os alimentos comprados na feira

596
Foto: PhotoMIX Company/Pexels

Para evitar o desperdício, é preciso adotar algumas estratégias práticas.


Como nessa semana comemoramos o Dia do Feirante, muitas dúvidas surgem a respeito de como armazenar os alimentos in natura para aumentar sua durabilidade, evitando o desperdício. Por isso, algumas estratégias são interessantes para incluir na rotina após ir à feira, ou até a um supermercado.

1. Separe as frutas

Quando chegar da feira, o primeiro passo é separar as frutas que emitem uma substância chamada etileno, responsável pelo seu amadurecimento. São elas: abacate, ameixa, banana, caqui, damasco, fruta-do-conde, kiwi, manga, maçã, mamão, entre outras.

Essas frutas devem ser armazenadas, de preferência em ambientes ventilados e frescos e podem ficar na geladeira, desde que guardadas em potes ou sacos próprios para esse armazenamento.

2. Faça branqueamento dos legumes

Você conhece o branqueamento dos alimentos? Podemos realizar essa técnica com verduras e legumes. É muito simples:

  • Limpe os legumes retirando as partes danificadas e corte em pedaços;
  • Coloque em água fervente por 10 minutos;
  • Retire com cuidado e coloque em um recipiente com água gelada e gelo, imediatamente após seu cozimento;
  • Seque-os e coloque em sacos ou embalagens limpas para armazenar na geladeira.

3. Congele os alimentos que você não consiga comer na mesma semana

Sabe aqueles legumes, frutas e verduras que você acha que não irá consumir na mesma semana que foi à feira? Aproveite e congele-os! É uma forma de evitar o desperdício e aproveita-los depois para preparo de receitas, como smoothies, sopas, etc.

4. Aproveite integralmente os alimentos

Uma forma de garantir a matriz nutricional do alimento é consumi-lo de forma integral, com cascas, talos, sementes. Muitos nutrientes ficam retidos nessas partes não convencionais para consumo. Além disso, quando descascamos um alimento, podemos perder parte dele que normalmente é jogada fora.

Avalie os seus legumes e verduras na hora de prepara-los, se estiverem intactos e sem partes danificadas, consuma-os integralmente!

*Informações/G1/Roberta Lara é nutricionista da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição”