Zabala encaminha rescisão com o Santos para jogar no México 

486
Zabala nutre esperanças de jogar a Copa América pela Bolívia — Foto: Raul Baretta/Santos FC

Zagueiro boliviano está próximo de romper o contrato de forma amigável para ter oportunidade de atuar pelo Cancun FC; Peixe vai manter pequena parte dos direitos do atleta.


O boliviano Leonardo Zabala não deve mais vestir a camisa do Santos. O zagueiro está prestes a rescindir seu contrato que vai até 31 de dezembro de 2025 para assinar em definitivo com o Cancún FC, do México. Em troca da liberação, o Peixe permanecerá com uma pequena parcela dos direitos do jogador.

A princípio, o clube mexicano se interessou pela possibilidade de empréstimo com opção de compra. Contudo, como há um limite estabelecido pela Fifa para empréstimos internacionais, o Peixe e o empresário de Zabala passaram a discutir uma rescisão amigável garantindo à equipe da Vila Belmiro uma parcela dos direitos do jogador. 

As partes chegaram a um acordo e aguardam apenas a finalização da documentação para assinar a rescisão. Zabala deve se apresentar nos próximos dias ao Cancún FC para a disputa da Segunda Divisão do futebol mexicano. O clube pertence ao mesmo grupo detentor do Leganés, da Espanha, o que abre a possibilidade de uma transferência futura ao mercado europeu. 

Nascido em maio de 2002, Zabala chegou ao clube da Vila Belmiro em 2021 após uma breve passagem nas categorias de base do rival Palmeiras. O zagueiro completou a formação no Peixe, fez a transição ao profissional quando estourou a idade do sub-20, completou alguns treinamentos no CT Rei Pelé, mas nunca foi utilizado em um jogo oficial. 

No último semestre, o boliviano foi retirado do grupo principal por determinação do técnico Fábio Carille e passou a treinar em horários diferentes dos demais. A decisão incomodou o atleta, que tinha esperanças de ser convocado pela seleção de seu país para a disputa da Copa América deste ano.  

Aos 22 anos, Zabala agora está livre no mercado em busca de uma nova oportunidade para dar sequência à carreira. Embora não tenha jogado pelo Santos, o zagueiro tem experiência internacional em amistosos com a seleção da Bolívia. 

*Com informações do ge