
Ex-piloto e chefe de posto de pista, Fernando Picerne representa Votuporanga em mais uma edição do Grande Prêmio de Fórmula 1, que será disputado neste domingo (9), às 14h, no Autódromo de Interlagos


@caroline_leidiane
Representando Votuporanga em um dos maiores eventos automobilísticos do mundo, Fernando Picerne participa neste fim de semana, pela 16ª vez, do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos.
Com larga experiência na função de chefe de posto de pista, ele integra a equipe de resgate de pista, responsável por garantir a segurança dos pilotos e do público durante toda a prova.
Ex-piloto de arrancadas e de rally de velocidade no Mato Grosso do Sul, Picerne atua no automobilismo há mais de uma década e meia. Atualmente, também faz parte das equipes de resgate da Stock Car, Porsche Cup e Turismo Nacional, no Campeonato Brasileiro.
No GP deste ano, ele repete a função que exerce há nove edições consecutivas: liderar o posto de resgate, coordenando ações rápidas e seguras em situações de emergência.
Desde sua primeira participação, em 2009, Picerne acompanhou de perto as transformações do circuito e da organização do evento.
“A evolução vai desde a estrutura da pista e do autódromo até as obras de melhorias em Interlagos”, comenta.
Ele também é um dos 22 monitores de treinamento do GP São Paulo de F-1 2025, função que reforça sua ligação com o trabalho voluntário e técnico realizado sob os protocolos da FIA Volunteer (Federação Internacional de Automobilismo).
Com a previsão de chuva para o fim de semana, o trabalho das equipes de resgate ganha ainda mais importância. Segundo o chefe de posto, as condições climáticas exigem preparo redobrado.
“Com chuva tudo fica bem mais complicado, mas já fizemos treinamentos com chuva em São Paulo justamente prevendo esta situação. No ano passado também tivemos dias chuvosos no GP, e nós estamos preparados”, diz.
Mesmo após tantos anos de atuação, Picerne afirma que a emoção de estar em Interlagos continua a mesma.
“Sempre digo que um GP nunca é igual aos outros. A emoção de estar dentro da pista é algo fascinante. São emoções a mais de 300 km por hora, e o desafio é conter toda a equipe para desempenhar um grande trabalho durante o fim de semana.”
O retorno de um piloto brasileiro à Fórmula 1, Gabriel Bortoleto, aumenta ainda mais a expectativa para a corrida.
“Vai ser uma grande festa da torcida aqui no Brasil, e o piloto vem colhendo bons resultados nas provas já realizadas”, diz o votuporanguense, que aposta em Lando Norris como favorito ao pódio neste domingo (9).
Com um olhar técnico e apaixonado pelo automobilismo, Fernando Picerne reforça, mais uma vez, o nome de Votuporanga em um evento que movimenta fãs, equipes e profissionais de todo o mundo.




