Nota atingida no “Previne Brasil” é de 8.33, ficando à frente de outros municípios do Noroeste Paulista; pontuação varia de zero a dez.
Votuporanga se destaca no cenário nacional em saúde e bem-estar. A conquista é no programa “Previne Brasil”, do Ministério da Saúde, onde o município alcançou a pontuação de 8.33 no segundo quadrimestre deste ano. O programa apresenta um conjunto de sete indicadores que analisam a qualidade da saúde e, de acordo com o resultado final, oferece um incentivo financeiro de pagamento por desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS). Os critérios de avaliação variam de zero a dez.
Com a nota atingida, Votuporanga fica à frente de municípios do Noroeste Paulista como Fernandópolis, Santa Fé do Sul, Catanduva, Bauru, Jales, Tanabi e São José do Rio Preto. Lembrando que quanto maior o município, mais desafiador é para atingir e superar as metas, pois o número de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aumenta exponencialmente.
Os sete indicadores selecionados para o incentivo de pagamento por desempenho estão divididos em quatro ações estratégicas: três indicadores no pré-natal; um no que se refere à saúde da mulher; um na saúde da criança; e dois referentes a doenças crônicas.
Na ação estratégica do pré-natal, as gestantes precisam ter, no mínimo, seis consultas realizadas (desde a primeira até a 12ª semana de gestação), realização de exames para Sífilis e HIV e também atendimento odontológico. Na estratégia referente à saúde da mulher, o indicador é a coleta de citopatológico na APS, que é o exame Papanicolau. Para a saúde da criança, é considerada a vacinação no primeiro ano de idade, na APS, contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, Infecções causadas por Haemophilus Influenza tipo B e Poliomielite Inativada. Os critérios das doenças crônicas avaliam pessoas hipertensas que realizaram consultas e aferição de pressão arterial no semestre, além de pessoas diabéticas que passaram por consultas médicas e fizeram solicitação de hemoglobina glicada, durante o semestre também.