Em futuras edições o Diário de Votuporanga apresentará os Acadêmicos locais que foram selecionados pela ACILBRAS.
A ACILBRAS (Academia de Artes Ciências e Letras do Brasil) foi fundada em 2014, em Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro, por seu atual presidente, Comendador Maestro Armando Caaraura, um pernambucano natural de Aliança.
Segundo a responsável pela entidade em Votuporanga, Angélica Escavassa, a ACILBRAS foi inspirada nos moldes das academias de Artes Ciências e Letras da Europa como; Lisboa, Paris e Dinamarca, com o objetivo de divulgar e valorizar a Arte, Cultura, Ciências e Letras no Brasil e exterior, além de possuir um extenso acervo de livros.
Angélica Escavassa – responsável pela Academia em Votuporanga
Angélica comenta que a entidade atualmente possui mais de setecentos e cinquenta membros, a entidade se tornou Nacional e Internacional e tem por missão, publicar os trabalhos literários de seus Acadêmicos, fazer edições de livros, exposições de artes plásticas, valorizar o músico desenvolvendo projetos gratuitos de coreografia e música brasileira no auditório da entidade, entre outras funções.
`Para fazer parte da Academia é preciso ser Notável, ter boa conduta, ter bagagem intelectual e um perfil que o capacite a fazer parte do elenco`, explica Angélica.
Conheça Armando Caaraura
Comendador Maestro Armando Caaraura, o fundador da entidade
O Comendador Maestro Armando Caaraura foi Co-Fundador da Academia Municipal Volta Redondense de Letras, teve cargo de chefe no escritório administrativo da Cia. Estanifera do Brasil por 22 anos, foi Tesoureiro da Tenenge Construções por 4 anos, teve cargo de confiança nas Secretarias de Cultura nos municípios de Barra- Mansa, Resende, Pinheiral, Quatis, Barra- Piraí e Recife.
Recebeu o título de cidadão Volta Redondense concedido pela Câmara Municipal, foi o Vereador mais votado do eleitorado e Presidente da Câmara Municipal por vários mandatos.
Maestro Caaraura é Escritor com vários livros publicados, Historiador, Artista-Plástico, Coreógrafo, Maestro, Multi-Instrumentista, Compositor e Cantor de Frevo, Poliglota fluente em Português, Espanhol, Tupi, Nheegatu, Guarani e Cariri.
É Jornalista, Radialista e seu título de Comendador da Ordem, Batalha do Guararapes foi concedido em Recife.
Em futuras edições o Diário de Votuporanga apresentará os Acadêmicos locais que foram selecionados pela ACILBRAS.