Vítimas são dois homens, um de 59 e outro de 75 anos. Segundo a Vigilância Ambiental, todos os bairros estão com altos índices de casos.
Duas pessoas morreram de dengue neste ano em Votuporanga/SP. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (29.mar) pela Secretaria de Saúde do município a pedido do jornal Diário de Votuporanga. Segundo a pasta, as vítimas são dois homens, um de 59 e outro de 75 anos, com comorbidades.
A situação demonstrou gravidade e despertou a atenção ainda nos primeiros dias do ano, quando a dengue se juntou as síndromes respiratórias e causou superlotação nas unidades de saúde; já o dado alarmante, com risco de epidemia foi apontado pelo Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (Lira), quando Votuporanga atingiu a nota de 4.8. no início do mês de março.
Dados da Vigilância Epidemiológica informaram à época, que até o dia 4 deste mês, Votuporanga já havia registrado 1.230 casos confirmados de dengue, outros 737 estavam aguardando resultado; até então, nenhum óbito. Atualmente, os casos positivos já ultrapassam 1,8 mil. Em 2021, o município anotou 1.090 casos da doença e óbito de dois homens, de 36 e 76 anos, ambos com comorbidades.
A Pasta ainda informou que todos os bairros de Votuporanga apresentam altos índices de casos.
Vale ressaltar que em caso de sintomas, como: febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas pelo corpo, mal estar e falta de apetite recomenda-se que procure ajuda médica. Segundo a Prefeitura, no momento, todas as unidades de saúde e pronto-atendimento estão preparados para atendimento de pessoas com sintomas de dengue.
Ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti
A Prefeitura de Votuporanga relembrou que a dengue é uma doença sazonal e cíclica, e pontuou em nota que “a Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga vem trabalhando com ações preventivas, envolvendo a comunidade, desde o ano passado. Foram promovidos diversos mutirões aos sábados durante todo o ano, além de Arrastões de Limpeza contra a Dengue em toda a cidade, pulverização no período noturno, com nebulização veicular em diversos bairros, em parceria com a Sucen. Além disso, durante todo o ano, agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde visitam imóveis para orientar moradores sobre a importância de adotar medidas preventivas e eliminar focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti.”
Ainda segundo a Administração. “Neste ano, a Secretaria da Saúde iniciou um amplo trabalho envolvendo diversas secretarias municipais para eliminação de focos e criadouros que servem para proliferação das larvas do inseto. O Arrastão de Limpeza contra a Dengue teve início por bairros da região norte e segue em fase de ampliação para demais bairros e regiões da cidade”.