
Estratégia segue orientação do Ministério da Saúde e reforça a prevenção contra diversos tipos de câncer no município.
A Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria da Saúde, informa que o município ampliou a cobertura vacinal contra o HPV, incluindo também jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina na idade recomendada. A medida segue a estratégia de resgate vacinal prorrogada pelo Ministério da Saúde até o primeiro semestre de 2026.
A ampliação permite alcançar adolescentes e jovens que, por diferentes motivos, não foram imunizados entre os 9 e 14 anos, faixa etária prevista no calendário nacional. A vacina contra o HPV é segura e fundamental na prevenção de diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço.
A secretária da Saúde, Ivonete Félix, reforça a importância da imunização e esclarece sobre a ampliação da oferta: “Ela é uma vacina quadrivalente, que protege contra quatro tipos de câncer causados pelo papilomavírus 6, 11, 16 e 18, que são os mais prevalentes. Na rotina, a vacina é administrada dos 9 aos 14 anos, em dose única, tanto para meninas quanto para meninos. No entanto, devido ao aumento de casos em jovens, a oferta foi ampliada para adolescentes de 15 a 19 anos”, destacou.
Em Votuporanga, as doses estão disponíveis em todas as unidades de Saúde. O esquema vacinal contra o HPV é de dose única para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Para pessoas imunocomprometidas, como aquelas que vivem com HIV/Aids, pacientes oncológicos e transplantados, o esquema permanece com três doses, assim como para usuários de PrEP entre 15 e 45 anos e vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Saúde pelo telefone (17) 9 9719-7792.




