Votuporanga amanhece na fase laranja e Santa Casa volta a registrar lotação máxima em leitos de UTI para Covid-19 

278

Na enfermaria do hospital, 14 dos 25 leitos estão ocupados. Até o fim do ano passado, centro médico contava com 18 leitos de UTI, mas teve que fechar oito deles por falta de profissionais.


A Santa Casa de Votuporanga/SP voltou a registrar 100% de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com Covid-19 no domingo (17). Na enfermaria do hospital, 14 dos 25 leitos estão ocupados. 

Na sexta-feira (15), o hospital ampliou o número de leitos de UTI de dez para 14, reduzindo a ocupação para menos de 70%. Contudo, dois dias depois, o registro de lotação foi divulgado. 

Até o fim do ano passado, a Santa Casa contava com 18 leitos de UTI, mas teve que fechar oito deles por falta de profissionais. 

Segundo o hospital, a ampliação de leitos foi possível após otimização do espaço de UTI. Médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem estão sendo contratados com o objetivo de atingir novamente 18 leitos. 

Fase laranja do Plano São Paulo 

Na última sexta-feira, o governo de SP anunciou que as regiões de São José do Rio Preto/SP e Araçatuba/SP regrediram para a fase 2, a laranja do Plano São Paulo de flexibilização da economia. A reclassificação passou a valer nesta segunda-feira (18). 

A fase laranja, segunda mais restritiva do Plano São Paulo, é considerada uma etapa de atenção, com eventuais liberações. No entanto, o Governo do Estado divulgou no dia 8 de janeiro algumas mudanças nas restrições da fase. 

Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros e parques estaduais, por exemplo, que só eram permitidos a partir da fase amarela, foram liberados a partir de agora. Já o consumo local em bares está totalmente proibido. 

Todas as atividades liberadas podem funcionar por até oito horas diárias e não mais apenas quatro, como era na fase laranja do meio do ano passado. A capacidade de público subiu de 20% para 40%. Porém, todos os estabelecimentos devem encerrar o atendimento presencial às 20h. 

Os critérios para mudança de fase ficaram mais rígidos na laranja. O limite máximo da taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 passou de 75% para 70% em cada região. Também houve alterações nos indicadores de variação para casos, mortes e internações, com parâmetros para todas as fases do Plano SP. Se a ocupação de UTIs superar 80%, poderá haver recuo para a fase vermelha, com fechamento de atividades.