O presidente da Câmara Municipal de Votuporanga sugeriu a implantação do serviço gratuito de resgate emergencial e atendimento veterinário para animais em situação de rua, nos moldes do instituído em Jandira/SP.
Jorge Honorio
[email protected]
O presidente da Câmara Municipal de Votuporanga/SP, vereador Daniel David (MDB), protocolou na Casa de Leis, no último dia 15 de outubro, a proposta de criação do ‘SAMU Pet’ – um serviço gratuito de resgate emergencial e atendimento veterinário para animais em situação de rua.
De acordo com o texto, Daniel David sugere que à Prefeitura de Votuporanga realize estudos técnicos e administrativos para a implantação do serviço, nos moldes do instituído recentemente pela Prefeitura de Jandira/SP.
Na prática, segundo o vereador, o objetivo é garantir socorro imediato, gratuito e humanizado a animais de pequeno, médio e grande porte encontrados em situação de abandono ou risco nas vias públicas. O serviço proposto incluiria veículo adaptado para atendimento móvel veterinário, semelhante ao funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) voltado para atender os humanos.
“A proposta visa atender à crescente demanda por políticas públicas voltadas ao bem-estar animal, promovendo ações efetivas de proteção, saúde e controle populacional de animais errantes, além de contribuir para a segurança sanitária e ambiental do município”, propõe Daniel David.
“Diante do êxito da iniciativa em Jandira e da viabilidade de execução por meio de terceirização via licitação, sugere-se que a Prefeitura de Votuporanga avalie a possibilidade de implementar serviço similar, adaptado à realidade local, com o apoio da Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal. Dessa forma, solicitamos que sejam realizados os estudos necessários e adotadas as medidas cabíveis para viabilizar a contratação de empresa especializada para a prestação do serviço ora proposto, atendendo a uma demanda urgente da Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal e dos protetores independentes que atuam no município”, conclui o presidente da Câmara.
Ainda com base no projeto implantado em Jandira, o documento apresenta um esboço de contratação de uma empresa para prestar o serviço de ‘SAMU Pet’, por 12 meses, com valores que ultrapassam R$ 2,6 milhões.
No contrato constam serviços diversos, como cirurgias, amputações, castrações, vermifugações e até eutanásias, além de viaturas específicas e de profissionais de medicina veterinária, para atuarem por oito horas por dia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
↘️Acesse o link e faça parte do grupo Diário de Votuporanga no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Hkh4GQgDoFOCrK7tt5jfnG?mode=wwt
 
             
