Período de férias, com idas à praia e à piscina, favorecem o surgimento do quadro.
Por que na estação do verão é mais comum o quadro de infecção urinária em mulheres? Por conta de ser um período de férias e viagens que levam ao uso de biquínis com mais frequência e idas às em praias e piscinas também.
Tal fator pode levar ao acúmulo de bactérias no trato urinário feminino, comprometendo o equilíbrio da microbiota vaginal. Além disso, ocorre uma redução do consumo de água nesse período, atrelado a um risco maior de desidratação por conta da perda de líquidos pelo suor.
Sendo assim, deve-se levar em consideração as estratégias nutricionais que ajudem a reduzir o risco desse quadro de cistite na mulher. Veja como:
- Aumentar o consumo de suco natural de cranberry ou consumir a fruta in natura, ou até mesmo em forma de cápsulas. Ela é rica em componentes ativos capazes de aderir a parede bacteriana no trato urinário e destruir as bactérias patogênicas.
- Beber 2 a 3 litros de água por dia, associando a outros líquidos naturais, como água de coco, sucos e águas aromatizadas.
- Incluir chás com propriedades antioxidantes, como chá de gengibre, chá-verde e chás de frutas vermelhas
- Usar probióticos em pó, como lactobacilos e bifidobactérias, no período que estiver com a infecção, uma vez que eles auxiliam no reequelíbrio da microbiota vaginal. Eles podem ajudar a prevenir a adesão, o crescimento e a colonização de bactérias uropatogênicas.
Aproveite o verão com equilíbrio e cuide da sua saúde íntima para evitar riscos de infecção urinária!
*Informações/g1/Roberta Lara – Nutricionista – “5 minutos de nutrição”