O entusiasmo com a obra e a expectativa pelo resultado, porém, não podem ficar à frente da segurança, sendo necessária atenção especial com a rede elétrica, bem como o comportamento seguro, para prevenir acidentes.
Com a liberação da primeira parcela do 13° salário, essa pode ser a oportunidade perfeita para reformar a casa. O entusiasmo com a obra e a expectativa pelo resultado, porém, não podem ficar à frente da segurança, sendo necessária atenção especial com a rede elétrica, bem como o comportamento seguro, para prevenir acidentes. Pensando nisso, a Neoenergia Elektro organizou orientações simples e essenciais para garantir a integridade física dos trabalhadores de obras prediais, por meio de um convívio seguro com as redes elétricas ao construir ou reformar.
Antes de começar qualquer intervenção, é preciso estar ciente de que as paredes, janelas e sacadas não podem ser erguidas em uma distância menor que 2,5 metros da rede de energia. Isso evita toques acidentais na fiação que podem resultar em acidentes graves, seja durante a construção ou reforma da residência. Estas distâncias devem ser observadas, principalmente, por profissionais como pedreiros e pintores. Embora os circuitos elétricos sejam concebidos e mantidos em conformidade com as normas técnicas, os profissionais da construção civil não devem se aproximar da rede, em hipótese alguma, pelo alto risco de acidente de origem elétrica, em caso de interferência indevida ou contatos acidentais com a fiação.
Além disso, não se deve mexer na fiação de forma a afastá-la do local da construção, sob nenhuma hipótese. Somente as equipes da distribuidora de energia estão autorizadas a tomar tal iniciativa. Também é preciso estar atento na hora de utilizar objetos como barras de ferro, sarrafos, réguas de reboco, vergalhões e outros tipos de materiais metálicos, pois eles podem conduzir a corrente elétrica ao se aproximarem da rede.
O cuidado também deve ser seguido ao montar andaimes e utilizar escadas, que devem sempre ser mantidos longe da rede elétrica, pois essas estruturas podem conduzir energia e causar choque elétrico.
A principal atitude que a pessoa deve seguir ao construir ou reformar algum imóvel é se direcionar até a prefeitura da cidade e buscar um profissional habilitado para regularizar a situação junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado. Eles irão confirmar se tudo está em conformidade e se a obra poderá ser realizada com segurança.
MAIS DICAS DE SEGURANÇA
– Na hora de fazer uma obra, mantenha uma distância segura (no mínimo 2,5 metros) que fique longe do fio do poste;
– Contrate profissionais qualificados;
– Redobre a atenção ao usar barras de ferro, sarrafo e outros tipos de materiais metálicos;
– Monte andaimes longe da rede elétrica e nunca deixe vergalhões e calhas tocarem na rede;
– Sempre use os equipamentos de segurança;
– Evite o contato ou proximidade com os fios, pois eles podem colocar em risco a sua vida;
-Não tente afastar a rede elétrica com nenhum tipo de material;
– Ao manobrar caminhões cuidado com a rede elétrica: sempre verifique a altura do caminhão em relação a rede;
– Instale a antena a uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la, pois poderá receber uma descarga elétrica;
– Em caso de fio caído, mantenha distância e ligue imediatamente para o 116.