Unifev recebe visita do secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo 

396
Unifev recebe visita do secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo – Foto: Reprodução

Marcos Costa foi recepcionado para conhecer estrutura oferecida pelos dois câmpus da Instituição; em seguida partiu para o lançamento do Todas in-Rede.


A Unifev recepcionou na última semana o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Marcos Costa, acompanhado da coordenadora do programa Todas in-Rede, Caroline Reis, no Memorial do Câmpus Centro da Instituição. Integrantes da Diretoria Executiva, dos Conselhos de Curadores e Fiscal da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV) e da Reitoria participaram do encontro. 

Antes de seguir para o principal compromisso do dia, o lançamento oficial do Todas in-Rede, no Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”, o secretário decidiu abrir a sua agenda para conhecer parte da estrutura, dos principais projetos e dos núcleos da faculdade. “Aproveito essa visita à Votuporanga para conhecer a Unifev. O presidente Douglas (Gianoti), esse querido amigo, me convidou para conhecer os cursos e os dois câmpus, uma estrutura que demonstra o nível de qualidade e torna a Instituição uma referência não só para a região, mas para o estado de São Paulo”, destacou Costa. 

Sobre o programa, o secretário explicou que a iniciativa visa oferecer cursos on-line e gratuitos em áreas como trabalho, renda, direito e saúde, funcionando como uma importante ferramenta de independência para a mulher com deficiência. “É um programa que tem alguns eixos: saúde, prevenção contra a violência, qualificação profissional para autonomia financeira e liderança. Sabemos que as mulheres são líderes por natureza, mas, em um país ainda machista, políticas específicas são necessárias para impulsioná-las nesse campo”. 

De acordo com a coordenadora do programa, atualmente no município existem 7.451 pessoas com deficiência, das quais 64% são mulheres. 

“Partindo desses dados, identificamos a necessidade de oferecer cursos para promover a autonomia, a liderança e o empoderamento dessas mulheres. Ele objetiva o desenvolvimento da autoestima, de compreender seus direitos, fortalecer suas habilidades de liderança e se posicionarem como mulheres empoderadas na sociedade”. 

O diretor-presidente da FEV, Douglas José Gianoti, ressaltou que o dia foi especial para a Fundação, que abraça as causas sociais importantes, apoiando a comunidade acadêmica e os projetos de responsabilidade social. “É grande a satisfação em receber o secretário, é um amigo de várias décadas, do tempo em que foi presidente estadual da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), agora, na presidência da Unifev, me sinto honrado em recebê-lo. Sua visita reforça a importância das parcerias para a Unifev, e estamos empenhados em ampliá-las para consolidar nosso papel como agente transformador social”. 

Em Votuporanga, o projeto é realizado em parceria com a Prefeitura e coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos.