Tradição religiosa, hoje é Dia de Santos Reis 

785
Foto: reprodução

Geralmente é no Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro, que se encerram as celebrações do Natal. É por isso que nesse dia, a árvore, o presépio e os restantes enfeites natalinos são guardados para o próximo ano.


O Dia de Reis é comemorado anualmente em 6 de janeiro, principalmente pelos cristãos, porém, não é feriado nacional, apesar de ser feriado por exemplo em Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, onde os santos são co-padroeiros e representam uma tradição religiosa que tem ligação direta com a história da fundação da cidade.

Contudo, na tradição religiosa, os Reis Magos estão ligados à história bíblica de Jesus, nascido na cidade de Belém no primeiro século da era cristã. Vindos do oriente para adorar o menino Jesus, o messias, que havia nascido dias antes, os magos ofereceram presentes ao recém-nascido. Gaspar levou incenso, Belchior entregou ouro e Baltazar, mirra, uma espécie de resina. 

Conforme narra a Bíblia, os três reis teriam encontrado Jesus Cristo graças a uma estrela que os guiou desde o Oriente até Belém e que ficaria conhecida como a “Estrela de Belém”.  

Ao contrário do que muitos pensam, os reis não viajaram juntos. Belchior teria começado o seu percurso na Europa, Gaspar, na Ásia, e Baltazar, na África. 

Tradicionalmente é no Dia de Reis que se encerram as celebrações do Natal. É por isso que nesse dia, a árvore, o presépio e os restantes enfeites natalinos são guardados para o próximo ano.  

A Festa de Reis se originou em Portugal e se espalhou pelo mundo católico, chegando ao Brasil colonial. Na Europa, os habitantes abriam suas portas no Dia dos Reis Magos para ouvir as chamadas “janeiras” – músicas que anunciavam o nascimento de Jesus, e pediam as sobras das festas natalinas para distribuir entre os mais pobres. 

A partir do século 16, a história dos Santos Reis no Brasil passou a se confundir também com a da cidade de Natal. A Fortaleza dos Reis Magos começou a ser construída no dia 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis, pelo calendário católico. Em 25 de dezembro de 1599, surgiu a cidade de Natal.

Fortaleza dos Reis Magos completou 421 anos em 2022. — Foto: Governo do RN/Divulgação

“A partir daqui, começou a surgir a devoção aos Reis Magos no Brasil. Por isso essa ligação tão forte com a cidade”, diz Josemar Oliveira, coordenador pastoral da comunicação da Igreja Católica. 

As imagens no altar da igreja dedicada aos santos, em Natal, foram doadas pela coroa portuguesa e chegaram à capital potiguar em 1753. Inicialmente, foram mantidas em uma capela na própria fortaleza. A partir de 1910, as imagens passaram aos cuidados da Igreja, quando se construiu a primeira capela foram do forte. 

Atualmente, além do forte que leva seu nome, os Reis Magos são lembrados no pórtico da de entrada de Natal, conhecida também como a cidade dos Reis, e também no bairro Santos Reis, onde vive uma fiel comunidade devota dos três santos católicos. 

A religiosidade está no sangue, no coração, nas orações dos fiéis devotos de Santos Reis, que costumam ir à igreja na festa, assistir à novenas e missas e no RN percorrer a procissão do forte até o santuário.