Thiago Gualberto sugere oferta de testes vocacionais para alunos do ensino médio da rede pública 

116
Foto: Reprodução

Iniciativa visa auxiliar os jovens que esbarram na indecisão ou falta de orientação na escolha do curso ou mesmo profissão a seguir.


O vereador Thiago Gualberto (PSD) apresentou uma indicação na 16ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga/SP, desta segunda-feira (9.mai), sugerindo testes vocacionais para alunos do ensino médio da rede pública. Iniciativa visa auxiliar os jovens que esbarram na indecisão ou falta de orientação na escolha do curso ou mesmo profissão a seguir.

O parlamentar pede que a Prefeitura promova estudos que viabilizem a oferta de testes vocacionais gratuitos aos alunos do ensino médio da rede pública de ensino. Em sua justificativa, Thiago aponta que, por conta da indecisão, jovens fazem escolhas que não os deixam satisfeitos e realizados. “De fato, a profissão a seguir e a faculdade a cursar é uma das decisões mais difíceis do jovem”, destacou.

Ainda segundo o vereador, o teste vocacional não tem por finalidade definir qual profissão os alunos seguirão, mas fornecerá dados que os auxiliem na escolha das áreas em que têm mais afinidade segundo suas habilidades e qualidades, esclarecendo dúvidas e quais os melhores meios para irem em direção à realização profissional.

A indicação também leva em consideração que o prefeito Jorge Seba anunciou uma possível sala de preparação para concursos e vestibulares à comunidade, onde se enquadraria a oferta de testes vocacionais para os alunos do ensino médio da rede pública de ensino. “Assim daremos a esses jovens uma oportunidade de escolherem algo em que tenham aptidão ou inclinação”, afirma Thiago Gualberto.