Temporal derruba ao menos 25 árvores, postes e deixa parte de Votuporanga sem energia

1513
Caminhonete é atingida por árvore na Estrada do 27 – Foto: Reprodução

A Defesa Civil do município alerta para que a população evite contato com fiação elétrica; previsão de chuvas e ventos fortes segue até sábado (22).


Pelo menos 25 árvores foram derrubadas em decorrência do forte temporal que atingiu Votuporanga/SP na tarde desta quinta-feira (20.out). A força do vento deixou um rastro de destruição derrubando ainda postes de energia elétrica e parte da cobertura da Arena Plínio Marin.

O temporal que já era previsto pelos meteorologistas, colocou em alerta equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Votuporanga e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Em um dos casos, na Estrada Vicinal Adriano Pedro Assi (Estrada 27), uma árvore caiu sobre uma caminhonete.

Árvore é derrubada na zona sul de Votuporanga – Foto: Reprodução

Na Avenida Pansani, zona leste da cidade, pelo menos três postes de energia elétrica foram derrubados, mobilizando também equipes da Elektro – concessionária que administra a distribuição de energia no município.

Poste de energia elétrica é quebrado pela força do temporal – Foto: Reprodução

A Saev Ambiental informou em nota que, por conta da falta de energia causada pela forte pancada de chuva, o funcionamento dos sistemas Sudeste e Oeste foram interrompidos. Gerando falta de água temporária nos bairros: Jardim Alvorada, São Cosme, São Damião, Vila dos Comerciários, Vilar, Bom Clima, Jardim dos Ypês e adjacências; além de Cecap II, Chácara das Paineiras, Conjunto habitacional Sonho Meu, Jardim das Carobeiras, Jardim das palmeiras I, Jardim das Palmeiras II, Jardim dos Pinheiros, Jardim Residencial Monte Verde, Jardim Residencial Noroeste, Loteamento Nova Boa Vista, Parque Industrial I, Parque Industrial II, Parque Residencial Anna Munhoz Alvares, Polo Comercial e Industrial de Votuporanga e adjacências.

Uma medição da Saev Ambiental aponta que na área da Represa Municipal “Prefeito Luiz De Haro”, choveu 20mm.

Parte da cobertura da Arena Plínio Marin é arrancada pelo temporal – Foto: Reprodução

Segundo informações da Defesa Civil, o alerta é para que a população evite contato com fiação elétrica que esteja pendura ou caída ao solo; além de evitar limpeza em área externa das residências durante temporais. 

Ainda segundo a pasta, até o fechamento desta matéria não havia registro de vítimas. 

Região deve ter ventos fortes até sábado 

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população para um período de ventos fortes que atingirá todo o Estado até sábado (22). Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), não há previsão de acumulados elevados, 50mm, porém, como um grande volume de água pode cair em um espaço curto de tempo, pode trazer alguns transtornos, como deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e destelhamentos.

Com a aproximação de uma frente fria, há previsão de ventos de 50 km/h nas regiões de Araçatuba, Barretos, Franca, Litoral Norte, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto; ventos de até 60 km/h para as regiões de Araraquara, Baixada Santista, Bauru, Marília, Registro e São José dos Campos; ventos de 70 km/h na capital, Região Metropolitana e Campinas; e o destaque é para as regiões de Itapeva e Sorocaba, que podem ter ventos de até 80 km/h.

Orientações 

Por conta deste cenário meteorológico, a população deve ficar atenta a qualquer sinal de perigo, como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, enxurradas e raios.

Recomenda-se não atravessar e entrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou, até mesmo, um veículo. As pessoas que moram em áreas de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais, deve-se sair imediatamente do local e acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois do período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e iOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.