Temporal causa destruição em Votuporanga e interdita Parque da Cultura 

22
Temporal causa destruição em Votuporanga e interdita Parque da Cultura – Foto: Reprodução

A forte chuva e os ventos intensos que atingiram Votuporanga/SP na madrugada e manhã deste sábado (13) causaram estragos significativos pela cidade. O Parque da Cultura deve reativar o atendimento nesta terça-feira (16).


A forte chuva e os ventos intensos que atingiram Votuporanga/SP na madrugada e manhã deste sábado (13.dez) causaram estragos significativos pela cidade, levando à interdição completa do Parque da Cultura, um dos principais pontos de lazer do município.

Segundo a Defesa Civil, a decisão de interditar o parque foi tomada por medida de segurança, após árvores de grande porte caírem sobre os parquinhos infantis, destruindo brinquedos. Havia a preocupação com o risco de novas quedas.

A força do vento foi tão intensa que até banheiros químicos foram tombados e a decoração de Natal instalada no local também foi danificada.

Outros pontos da cidade também foram atingidos, como por exemplo, a tradicional Avenida Antônio Augusto Paes que teve tráfego interrompido pela queda de uma árvore.

Ao todo, 25 quedas de árvores foram registradas e uma casa foi parcialmente destelhada no bairro Parque Residencial do Lago, sem necessidade de remover a família do imóvel. 

Avenida Antônio Augusto Paes registra queda de árvore – Foto: Reprodução

Além das quedas de árvores, seis conjuntos semafóricos apresentaram problemas, sendo registrados pontos na Avenida Wilson de Souza Foz, nos cruzamentos com as ruas Rio de Janeiro e Bahia, na Avenida Brasil com a José Marão Filho e na Avenida 9 de Julho. Do total, um equipamento foi afetado por falta de energia e cinco por oscilação elétrica, entrando em modo amarelo piscante. Com a atuação imediata das equipes técnicas, os semáforos amanheceram operando normalmente nesta segunda-feira, reforçando o compromisso da Secretaria com a segurança viária. Atualmente, o município conta com 64 conjuntos semafóricos em funcionamento.

O Parque da Cultura foi uma das áreas mais afetadas, com danos significativos. Devido à queda de árvores, os parquinhos e as áreas externas do Parque permanecem interditados, por medida de segurança, até a conclusão dos trabalhos de limpeza e avaliação técnica. A previsão é de que as áreas voltem a receber público, mesmo que parcialmente, nesta terça-feira (16). 

Apesar dos estragos, não houve registro de vítimas.