Tarcísio nomeia ex-assessor de Bolsonaro demitido por uso de avião da FAB para cargo de confiança do governo de SP 

395
Tarcísio de Freitas e José Vicente Santini — Foto: Fábio Tito/g1; Reprodução/Redes Sociais

Nomeação de José Vicente Santini para Assessor Especial do governador II já havia sido sinalizada em dezembro de 2022, mas só foi oficializada no Diário Oficial desta terça-feira (7). Governador considera questão do uso do avião da FAB como ‘passado’.


O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nomeou José Vicente Santini, ex-assessor da presidência no governo de Jair Bolsonaro (PL), como assessor especial, considerado um cargo de confiança no governo de São Paulo. A nomeação, que já havia sido sinalizada em dezembro de 2022, foi oficializada em publicação no Diário Oficial desta terça-feira (7.fev).

Em janeiro 2020, Santini foi exonerado da Casa Civil da Presidência após utilizar um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para viajar à Índia, enquanto estava como ministro interino da pasta. O alto custo da viagem teria desagradado o então presidente.

Após o episódio, ele foi nomeado para outros cargos no governo federal, como assessor do Ministério do Meio Ambiente e assessor especial da Presidência da República.

Ao anunciar a escolha de Santini para compor seu gabinete, Tarcísio tratou a questão envolvendo o avião da FAB como “passado”.

“Passado. Obstáculo nenhum. A gente vê primeiro que ele tem um currículo denso, ele tem experiência, tem trânsito, que eu acho que é a principal competência de alguém que vai estar ocupando esse tipo de posição. Trânsito político, no Judiciário”, justificou o governador, na época.

“Acho que ninguém pode ser condenado eternamente por algum equívoco. Houve lá, cometeu uma falha, já pagou o preço por ela. A gente não pode passar a vida toda remexendo isso. Acho que aprendeu a lição e tem densidade técnica, habilidade política, tem condição de contribuir pra esta missão”, disse Tarcísio.

Assessor Especial

O cargo para o qual José Vicente Santini foi nomeado é o mesmo que Maurício Pozzobon Martins, concunhado de Tarcísio de Freitas, chegou a ser indicado no início deste ano: Assessor Especial do Governador II. 

O irmão da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, Diego Torres Dourado, também foi nomeado por Tarcísio para ocupar um cargo de confiança em sua gestão, como Assessor Especial do Governador I. 

*Com informações do g1