Sobe para 28 o número de mortos pelas chuvas no estado de SP; corpos de gêmeos desaparecidos são localizados pelos bombeiros

479
Deslizamento de terra deixa três mortos em Embu das Artes — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Os temporais causaram deslizamentos de terra, transbordamento de rios e alagamentos. A Defesa Civil contabiliza 660 famílias desabrigadas ou desalojadas no estado.


Bombeiros encontram mais três corpos durante a madrugada desta quarta-feira (2) em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo. Com isso, sobe para 28 o número de mortos pelas chuvas no estado.

Entre os corpos localizados estão os dos gêmeos Lucas e Letícia dos Santos Sampaio, de 16 anos, que estavam desaparecidos. O terceiro corpo, removido por volta das 5h, é de um idoso de 82 anos chamado José Bonfim Filho, disse a prefeitura da cidade.

Ainda há sete pessoas desaparecidas no município e uma em Jaú, no interior de São Paulo.

Franco da Rocha é uma das cidades mais afetadas pela chuva no estado. Na terça-feira (1) as buscas chegaram a ser interrompidas pela chuva, mas os bombeiros voltaram a trabalhar madrugada adentro. Ao todo, 120 pessoas tentam encontrar os desaparecidos e os militares contam com a ajuda de voluntários.

Com os corpos localizados na madrugada, o número de óbitos em Franco da Rocha chega a 11 pessoas e o de desaparecidos passou para sete. Seis pessoas foram resgatadas com vida no local, segundo os bombeiros

Vítimas

Segundo informações preliminares da equipe de saúde do município, entre as vítimas estão seis homens, duas mulheres, uma criança e dois adolescentes.

São eles Diego dos Santos; Cleber Bonfim, de 37 anos; Anderson da Costa, 26 anos; Amanda Sales, 25 anos; e Vinicius, 13 anos; José Ailton Vitor Silva, 30 anos, a esposa Adriana da Silva Santos, 33 anos e o filho do casal, Oziel Vitor, 2 anos, além de Lucas e Letícia dos Santos Sampaio, de 16 anos, e José Bonfim Filho, 82 anos.

A Prefeitura de Franco da Rocha informou que o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e as equipes de Saúde seguem atuando nas buscas de desaparecidos.

Disse ainda que, famílias que foram retiradas de imóveis por conta do risco de desabamento foram acolhidas na casa de passagem do município, que fica localizada na Avenida São Paulo, 40, no bairro Vila Bazu, além de outros 2 pontos: Clube das Acácias (Rua Raul Bressane Malta, 494, no Centro) e EMEB Donald Savazoni (Rua Albert Einstein, s/n, no Jardim Progresso).

Das 27 vítimas em todo o estado, ao menos doze são menores de idade – sendo oito crianças e quatro adolescentes. Uma das crianças é um bebê com apenas três meses, que chegou a ser socorrido após um desabamento em Itapevi. A mãe dele, de 27, foi resgatada e está no Hospital Geral de Itapevi.

A Defesa Civil do estado contabiliza 660 famílias desabrigadas (precisaram sair de casa e estão em abrigos) ou desalojadas (estão em casas de parentes).

Os temporais também causaram deslizamentos de terra, transbordamento de rios e alagamentos. O governador João Doria anunciou a liberação de R$ 15 milhões para as cidades afetadas. Segundo o governo paulista, cerca de 500 pessoas estão desalojadas em 11 cidades do estado.

A situação até o momento, segundo informações do governo de São Paulo e da Defesa Civil:

  • Em Várzea Paulista, no interior de São Paulo, cinco pessoas da mesma família morreram após a casa em que moravam ser atingida por um desmoronamento. As vítimas são um casal, um bebê de um ano e duas crianças, uma de 10 e outra de 12 anos;
  • Em Embu das Artes, na Grande São Paulo, três pessoas, também de uma mesma família, morreram após uma casa ser atingida por um deslizamento de terra na madrugada deste domingo. As vítimas são a mãe e dois filhos — uma menina de quatro anos e um rapaz de 21 anos. Quatro pessoas conseguiram escapar;
  • Em Osasco, o desabamento de uma casa deixou uma pessoa ferida;
  • Em Itapevi, um deslizamento matou um bebê de três meses. Bombeiros resgataram a mãe de 27 anos, que está no Hospital Geral de Itapevi;
  • Em Jaú, no interior de São Paulo, um homem de 61 anos morreu afogado após ter a casa invadida pela chuva;
  • Em Arujá, na Grande São Paulo, um homem de 59 anos morreu depois que seu carro ficou submerso;
  • Em Ribeirão Preto, na noite de sexta-feira (28), um homem de 57 anos morreu após ser arrastado pela enxurrada;
  • Cinco pessoas morreram em Francisco Morato, sendo três crianças e um adolescente;
  • Onze pessoas morreram em Franco da Rocha; há ainda feridos e desaparecidos;
Chuvas provocam deslizamentos de terra e alagamentos em Francisco Morato — Foto: Reprodução

*Informações/g1