Programação ocorreu em unidades da Proteção Social Básica e Especial da pasta municipal e na Praça São Bento; denúncias anônimas pelo Disque 100.
A Secretaria de Assistência Social de Votuporanga programou e realizou, em celebração à Campanha “Faça Bonito: 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, ações sobre o tema, tanto nas unidades da pasta municipal quanto na Praça São Bento, com o objetivo de orientar e conscientizar a todos contra esse tipo de crime.
As atividades foram desenvolvidas tanto nas unidades da Proteção Social Básica e Especial vinculadas à pasta municipal, como os Centros de Referências de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e Centro de Convivência do Idoso (CCI), durante os grupos de atendidos em cada órgão, quanto na Praça São Bento, em abordagem à população.
Todo conteúdo da programação foi coordenado por técnicos de cada unidade por meio de oficinas e rodas de conversas, abordando a importância do diálogo, orientando como detectar indícios de violência ou agressão, possíveis abusadores e modos de prevenção; apresentações de slides, vídeos e de material publicitário produzidos especialmente para a campanha; e também artesanato, através da confecção de flores amarelas, símbolo da campanha, que ficaram afixadas em murais com o intuito de chamar a atenção para o assunto.
A secretária de Assistência Social, Meire Azevedo, fala sobre a data e também da importância de conscientizar a população. “Essa data tem que ser lembrada todo mês, aliás, todo dia porque esse crime é muito sério e grave e, infelizmente na maioria das vezes crianças e adolescentes que sofrem abuso, têm medo de falar e acabam se calando, dificultando a ajuda. É muito importante a campanha porque, através dela levamos informações a todos, orientando como proceder em casos de suspeitas confirmados, além de ajudar a detectar sinais desse crime; um dos principais canais de denúncia é o Disque 100, que recebe ligações anônimas”.