Reunião tratou da reintegração de adolescentes egressos da Fundação Casa e da ampliação de políticas públicas por meio da pactuação do Programa de pós-medida.
A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Social, recebeu na manhã desta quarta-feira (30.jul) a assistente social da Fundação Casa, Flávia Matias, para apresentação do programa “Depois do Amanhã”.
Estiveram presentes a secretária da pasta, Meire Regina de Azevedo; o vice-prefeito Luiz Torrinha (PL); a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Seba; além de representantes da Secretaria de Educação, Conselho Tutelar, Diretoria de Ensino, Secretaria de Esportes e Lazer, Senac, Associação Comercial de Votuporanga e instituições beneficentes do município.
Durante a reunião, também foi discutida a pactuação existente entre o Município de Votuporanga e a Fundação Casa, que tem como objeto a implantação e execução do Programa. Com a publicação da Portaria nº 464/2024, o atendimento aos adolescentes e jovens em situação de pós-medida passou a ser de responsabilidade integral da Fundação Casa, destinado àqueles que optarem por aderir ao programa.
A iniciativa visa proporcionar a inclusão dos adolescentes e jovens egressos de medidas socioeducativas, bem como de suas famílias, nas diversas políticas públicas disponíveis no município, assegurando a continuidade das ações previstas no Plano Individual de Atendimento (PIA), mesmo após o cumprimento da medida socioeducativa restritiva de liberdade.
O programa “Depois do Amanhã” tem como foco oferecer acompanhamento técnico especializado por meio remoto por até seis meses após o desligamento do adolescente da Fundação Casa.
A proposta é garantir o acesso a direitos fundamentais, como saúde, educação e empregabilidade, promovendo orientações e oportunidades que favoreçam o processo de reinserção social.
Na ocasião, os participantes conheceram as ações já desenvolvidas pelo programa e debateram possíveis parcerias e encaminhamentos para fortalecer a rede de apoio e proteção social de Votuporanga.
“Acreditamos que a construção de um futuro melhor passa pela inclusão e pelo cuidado com nossos jovens. O programa é mais uma ferramenta importante nesse processo”, destacou a secretária Meire Regina.