São Paulo esquece 2025, escapa de lesões e tem janeiro sem novos desfalques 

24
Hernán Crespo em treino do São Paulo neste sábado — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc

Tricolor sofreu, na temporada passada, com diversos problemas físicos, mas iniciou 2026 livre de contusões.


As lesões tiraram o sono do técnico Hernán Crespo em 2025. Em meio à luta por uma vaga na Libertadores, o São Paulo lidou, na temporada passada, com inúmeros problemas físicos de jogadores importantes.

Além de lesões ligamentares ou por trauma, como as de Lucas, Calleri, Ryan Francisco e André Silva, os jogadores do São Paulo tiveram diversas contusões musculares. Depois de mudanças no departamento médico, o Tricolor passou o primeiro mês de 2026 ileso. Nenhum novo problema físico, e apernas dois atletas fora de combate.

Neste momento, apenas Ryan Francisco e André Silva, em recuperação de lesões ligamentares no joelho, estão no departamento médico.

São Paulo passou por mudanças no fim de 2025. Os médicos Hilton Lutfi e Bruno Schiefer chegaram para reforçar o setor. Também foram contratados o fisiologista Rafael Grazioli, os fisioterapeutas Leandro Carvalho, Gilvan Arruda e João Ribeiro, o cientista do esporte Danilo Prado e os preparadores físicos Ricardo Ferreira e Pedro Salles.

As mudanças, aliadas a novas práticas no dia a dia do departamento de futebol, cessaram as lesões no São Paulo – pelo menos até aqui.

Em um mês de temporada, contando o período de apenas uma semana de preparação, o São Paulo disputou sete jogos em 2026. E o técnico Hernán Crespo não perdeu mais nenhum jogador por problema físico.

Para isso, o treinador tem, também, dosado a carga nos treinamentos. Na última semana, por exemplo, os titulares não fizeram nenhum trabalho coletivo, de simulação de jogo, entre as partidas contra Flamengo e Santos. Apenas os reservas se enfrentaram na sexta-feira, no CT da Barra Funda, enquanto os que começariam jogando o clássico se recuperavam fisicamente.

Crespo está satisfeito com a mudança de ares no departamento médico e festejou o fim das lesões: “Entendemos que devíamos fazer uma mudança. Fico muito contente. Não é fácil entrar no futebol. Eu acho que neste momento tudo fica positivo, porque os resultados são bons. A ideia é continuar assim, deste jeito, com seriedade, porque chegará o momento difícil e vamos atravessar esse momento com serenidade, como agora, que estamos muito felizes”, disse no último sábado. 

O São Paulo volta a campo nesta quarta-feira, às 20h30, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, novamente contra o Santos, na Vila Belmiro. 

*Com informações do ge