Capacitação foi voltada para psicólogos e assistentes sociais de todo o Complexo.
A Santa Casa de Votuporanga realizou treinamento de “Acolhimento em Emergências e Desastres”, na sexta-feira. A capacitação envolveu psicólogos e assistentes sociais de todo Complexo. A manhã foi repleta de ensinamentos e reflexões e contou com a participação da psicóloga e professora Andressa Talpo Zacheo Vilalva, docente do curso de psicologia na FAMERP e Vice Coordenadora do Serviço de Psicologia da Funfarme , que conduziu o treinamento.
Para o coordenador do Serviço de Psicologia do Hospital, Igor Parise, o treinamento foi de extrema importância, principalmente após a pandemia de COVID-19. “Estamos buscando por um aprimoramento no nosso acolhimento, principalmente em ocasiões de emergências e desastres. Nós identificamos essa necessidade por um aprimoramento no nosso Complexo, e agora estamos começando a supri-la”, contou o coordenador.
Um dos principais temas abordados foi a importância de saber identificar um cenário de crise, seja ele coletivo ou individual. “É fundamental saber identificar e intervir nessas situações, assim como, ter manejo dos seus próprios recursos emocionais enquanto profissional para esse momento. Nosso dialogo hoje foi sobre essa troca de experiências, de planejamento de ações/intervenções, pensando em situações caóticas de crise. Como que a gente pode lidar com essas situações e, de que forma podemos desenvolver repertórios para trabalhar nesses cenários, praticar empatia e realizar um atendimento que possa trazer um efeito positivo para comunidade. ”, explicou a professora.
Ao fim, Andressa agradeceu a oportunidade de multiplicar o seu conhecimento, e terminou deixando um recado, “Instrumentalizar profissionais para prática assistencial adequada é fundamental”, finalizou.