Santa Casa investe em novo protocolo de limpeza

459
Foto: Reprodução

Instituição implementou projeto piloto, que torna os procedimentos ainda mais seguros e com menos risco de infecção.


A Santa Casa de Votuporanga investiu em um novo protocolo de limpeza, trazendo o que há de mais atualizado quanto à higienização hospitalar. A Instituição adquiriu kits de ferramentas com carrinhos, que garantem praticidade, qualidade e segurança para colaboradores e pacientes.

O Hospital comprou quatro carros de limpeza compostos de ferramentas para execução de limpezas altas (teto e paredes) e baixas (pisos), retirada de resíduos sólidos, limpeza seca, úmida e desinfecção de todos os setores.

As equipes estão em treinamento. “O objetivo é capacitar nossos colaboradores quanto à utilização destes materiais, facilitando o dia a dia das equipes e tornando o processo ainda mais seguro para os pacientes. É um novo conceito para a Instituição, com o que há de mais atualizado de limpeza úmida”, afirmou Daiane Nazzi de Souza, enfermeira coordenadora de Facilities da Santa Casa.

Foto: Reprodução

Milena Basso Bolpato de Morais, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, ressaltou a importância do investimento. “Essa nova tecnologia diminui ainda mais o risco de transmissão cruzada, elevando a segurança do paciente e dos profissionais. Estamos com esse projeto piloto na ala F e também no Centro Cirúrgico, sendo que posteriormente iremos padronizar para todos os setores”, disse.

As ferramentas são ergonômicas, melhorando a postura dos profissionais. “Eu achei uma inovação. São equipamentos novos, uma maneira inédita para dar higiene para os pacientes”, falou a auxiliar de limpeza Simone Aparecida Menezes.

O provedor da Santa Casa, Dr. Roberto Biazi, destacou que a Instituição busca novas metodologias pautadas nos valores como comprometimento, multidisciplinaridade, segurança, qualidade, transparência, humanização, responsabilidade socioambiental, credibilidade, ética e inovação. “Mesmo sendo um hospital filantrópico, estamos em contato com empresas para trazer ferramentas a fim de aperfeiçoar ainda mais nossa assistência”, finalizou.