Santa Casa de Votuporanga inaugura Ambulatório de Oncologia 

489
Foto: Reprodução

Novo serviço privado fica localizado na Rua Tocantins, ao lado da Ouvidoria.


A Santa Casa de Votuporanga inaugurou nesta sexta-feira (3.jun), o Ambulatório de Oncologia, ampliando o rol de serviços privados oferecidos pela Instituição. A novidade significa um marco na assistência ao paciente com câncer, garantindo um atendimento integral, humanizado e de qualidade.

O serviço conta com uma equipe multidisciplinar completa, proporcionando mais eficiência e agilidade na realização do diagnóstico. Os pacientes são acompanhados por médicos, enfermeiros, nutricionista, psicólogo, farmacêutico e assistente social. 

A médica oncologista clínica Dra. Júlia de Oliveira Cordeiro é quem está à frente dos trabalhos. Ela é oncologista clínica de um hospital em São José do Rio Preto/SP, coordenadora do Centro Oncológico em Birigui/SP e pós-graduada em Cuidados Paliativos. O atendimento é personalizado e tanto os usuários quanto seus familiares têm acesso fácil à equipe para esclarecer dúvidas e receber orientações necessárias. “Os nossos serviços são humanizados, com profissionais multidisciplinares capacitados. O nosso foco é o cuidado com o paciente e não apenas na doença”, disse a Dra. Júlia.

O Ambulatório de Oncologia fica localizado na Rua Tocantins, ao lado da Ouvidoria do Hospital. O espaço é confortável e acolhedor para tratar, ainda melhor, os usuários. A estrutura é composta de recepção, sala de infusão, armazenamento de quimioterápico, sala de atendimento da equipe multiprofissional, além de consultório do oncologista clínico.

Em anexo à Santa Casa, o ambulatório conta com equipamentos modernos à disposição para essa assistência. “Iremos oferecer toda a gama de atendimentos, com tratamento adequado com quimioterapia, imunoterapia e terapias alvo. Como temos a estrutura da Santa Casa de Votuporanga à disposição, exames laboratoriais, de imagem e internação podem ser realizados a qualquer momento, conforme a necessidade e o quadro clínico”, afirmou a médica.

Foto: Reprodução

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. “Muitas das vezes a ideia que vem à cabeça é de um paciente terminal, que está morrendo e não há mais o que fazer por aquela pessoa. É importante desmistificar esse conceito. O tratamento continua, com foco no assistido como um todo”, disse a médica.  

Agilidade 

A enfermeira responsável Lilian Curti frisou que o Ambulatório de Oncologia traz agilidade nos atendimentos e no início do tratamento. A princípio, os pacientes atendidos são do plano SanSaúde, favorecendo a logística. “Eles não precisam mais se deslocar para outras instituições. Aqui, por conta da Santa Casa de Votuporanga, eles contam com recursos de exames de imagem, tomografia, ressonância e qualidade. Há protocolos definidos em busca de eficiência e de resolutividade, pensando sempre em assistir nosso usuário de forma humanizada”, destacou. 

A gestora do SanSaúde, Luana Romano, enfatizou essa importante parceria. “Nossos pacientes oncológicos dependiam de outros serviços para suas consultas e quimioterapia. Com essa conquista, garantimos atendimento dentro da Santa Casa de Votuporanga, com todo rol de exames e profissionais, proporcionando uma assistência integrada. Estamos muito felizes com esse marco na história de nosso plano de saúde”, afirmou. 

O provedor da Instituição, Dr. Roberto Biazi, comemorou a implantação do Ambulatório de Oncologia. “É um sonho de anos de colaboradores, médicos, prestadores e diretores. Nosso Hospital cresceu e busca constantemente aumentar seus atendimentos. Por meio deste novo projeto reiteramos nosso compromisso em acolher, assistir, desenvolver e gerir com o melhor de todos nós, nos mantendo como referência na prestação de serviços de saúde com foco na excelência de gestão, qualidade, segurança, sustentabilidade, ensino e pesquisa”, afirmou o provedor da Santa Casa de Votuporanga.