Ao todo, 974 detentos foram liberados na saída temporária na região de Votuporanga; eles deveriam retornar nesta segunda-feira (23).
Com o fim do prazo para retorno dos beneficiados pela saidinha temporária de São João, nesta segunda-feira (23.jun), 15 dos 974 presos liberados não retornaram ao Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São José do Rio Preto/SP. A informação é da Vara de Execuções Criminais.
Segundo informações da VEC, no dia 17 de junho, 826 presos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Rio Preto, 58 do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Icém, 42 do CDP de Riolândia, 15 do CDP de Paulo de Faria e 33 da Penitenciária de Riolândia deixaram as celas para aproveitar seis dias de convívio familiar. Contudo, deveriam retornar às unidades prisionais nesta segunda-feira.
Nos presídios da região, todos os reeducandos se apresentaram dentro do prazo. As evasões foram registradas apenas no CPP de Rio Preto.
Entre a noite de terça-feira (24) e a manhã desta quarta-feira (25), dois dos 15 presos foram recapturados pela Polícia Militar. Um deles foi flagrado no bairro Cristo Rei usando a tornozeleira eletrônica. Ao infringirem as regras do benefício, eles poderão retornar ao regime fechado.
Esta é a primeira vez, em anos, que o número de detentos liberados fica abaixo de mil. O juiz Evandro Pelarin prevê o fim definitivo das “saidinhas” em 2030, mas o coordenador da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB Rio Preto, Gabriel Cornelio, acredita que, antes disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve derrubar o cancelamento das saídas temporárias, aprovado no ano passado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Maconha na cueca
Após o fim do benefício, agentes penitenciários do CPP de Rio Preto realizaram varreduras nos pavilhões e apreenderam 53 porções de maconha. Sete delas foram localizadas no bolso da bermuda de um detento de 25 anos. Três na cueca de outro preso, de 38 anos. E 43 escondidas em locais como buracos e latas de lixo. Procedimentos disciplinares foram instaurados para investigar como os entorpecentes entraram no presídio.
Cronograma de saidinhas
Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o cronograma de saidinhas foi mantido conforme a portaria nº 02/2019 do Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim). Ao todo, ainda estão previstas duas saidinhas ao longo do ano:
- 16 a 22 de setembro
- 23 de dezembro de 2025 a 3 de janeiro de 2026
Tradicionalmente, a saidinha é programada para começar na terça-feira da terceira semana do mês e se encerra na segunda-feira seguinte, com exceção da saidinha de final de ano, que tem duração estendida.