Corpo de Bombeiros dá dicas para não sofrer ferimentos e queimaduras.
Acidentes ao acender churrasqueiras são recorrentes e podem deixar ferimentos graves e até mesmo causar a morte. Na noite da última segunda-feira (25.abr), um jovem de 22 anos sofreu queimaduras após tentar acender uma churrasqueira com gasolina. O caso aconteceu no bairro Parque da Cidadania, em São José do Rio Preto/SP.
O rapaz foi socorrido e encaminhado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte. Em seguida, transferido à UIT (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as pessoas não devem usar álcool ou gasolina para acender churrasqueiras, porque os líquidos inflamáveis podem causar explosões por conta da evaporação.
Normalmente, o rosto é o primeiro a ser afetado quando explosões acontecem. Porém, outras partes do corpo podem ser atingidas, gerando queimaduras e lesões graves.
Segundo os bombeiros, as pessoas precisam ler atentamente as embalagens, principalmente do carvão para acender churrasqueiras.
Tabletes de álcool sólido e outras mercadorias próprias são exemplos seguros para acender churrasqueiras. Contudo, é necessário seguir as orientações dos fabricantes e verificar se o item é certificado.
O que fazer quando acidentes acontecerem?
- Interromper a reação de calor, resfriando a vítima com soro fisiológico ou água em temperatura ambiente;
- Retirar as vestes com delicadeza, sem arrancá-las cortando-as com a tesoura. Não arrancar o tecido se estiver aderido à pele, apenas resfriá-lo com soro fisiológico ou água na temperatura ambiente, deixando-o no local;
- Remover das extremidades anéis, pulseiras, relógios ou joias antes que o membro edemacie;
- Se a área afetada envolver mãos e pés, separar os dedos com pequenos rolos de gaze umedecida em soro fisiológico ou água;
- Ligar para emergência 193.
O que não fazer em caso de queimaduras?
- Não estourar bolhas provenientes da queimadura;
- Não ministrar medicamentos tais como pomadas;
- Não ministrar gel dental, pó-de-café, plantas;
- Não desgrudar pedaços de pano/tecido presos ao corpo da vítima.
*Informações/g1