Saev Ambiental deve normalizar fornecimento de água na próxima semana 

381
Foto: Danilo Camargo/Diário de Votuporanga

Chuva aumentou de 13cm para 43cm o nível da Represa e possibilitou regularizar o fornecimento nesta quinta e sexta. Obras no poço Sudeste entrou na última fase que é a de realização de testes, porém, a autarquia pede uso consciente da água.


O final do inverno e início da primavera que começou oficialmente, às 22h04, desta quinta-feira (22.set), trouxe chuva e alívio as torneiras de Votuporanga/SP, isso porque, a crise hídrica causada por um problema no poço Sudeste e agravada pela seca, geralmente, comum para o período do ano, cede espaço para uma regularização do sistema de fornecimento de água no município.

De acordo com um informe emitido pelo Comitê Técnico da Saev Ambiental, nesta quinta, a autarquia prevê a regularidade no sistema de abastecimento de água no município nesta quinta e sexta-feira. Decisão do Comitê repete o que havia sido divulgado na quarta-feira, em que também ocorreu a regularização do fornecimento.

Porém, o último comunicado afirma que a obra no poço Sudeste avança para a última fase que é a de realização de testes; além do aumento do nível da Represa Municipal “Prefeito Luiz De Haro”, de 13 cm para 43 cm, conforme medição realizada nesta quinta-feira.

Entretanto, a Saev Ambiental ressalta que “há bairros com manutenções pontuais de vazamentos, que podem gerar baixa pressão nas torneiras ou suspensão temporária do serviço.” 

A autarquia reitera ainda a recomendação do uso consciente da água.

Na última quarta-feira, o superintendente da Saev Ambiental, Gustavo Vilela, comentou. “Realmente foi uma fatalidade no Poço Sudeste, que foi a razão principal da falta de água e, é claro, que a estiagem contribuiu também com isso, por conta dos níveis da Represa… Já estamos conseguindo adiantar algumas coisas e essa chuvinha deu um respiro para gente, com o aumento do nível da represa e as obras do poço Sudeste estando mais avançadas do que o previsto. Se tudo correr bem, a gente espera que até o meio da semana que vem já tenhamos tudo normalizado”, pontuou.